FURG terá Centro Regional de Referência em Crack e outras drogas

Universidade receberá R$300 mil do Funad para capacitação de profissionais

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está entre as 49 universidades federais e estaduais do país com projetos aprovados para atuarem como Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas (CRR). Na quinta-feira, 17, o reitor João Carlos Brahm Cousin e o diretor do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre) da FURG Fernando Amarante participaram, em Brasília, do seminário que deu início à implantação de Centros.

Aberto pela presidente Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, o seminário reuniu reitores e representantes das 49 universidades envolvidas. Acompanhada pelos ministros da Educação, Saúde e Justiça, a presidente Dilma destacou a importância das Universidades nesse trabalho e a determinação de seu governo em fazer uma luta vigorosa contra o crack, utilizando de todos os meios para combatê-lo, especialmente através do saber e conhecimento acumulado nas Universidades.

Os centros servirão para capacitar profissionais de saúde e de assistência social que atendem a usuários de drogas e suas famílias. Os quatro cursos de capacitação previstos devem iniciar em março e vão abordar o gerenciamento de casos, a reinserção social e o aconselhamento motivacional, bem como o aperfeiçoamento de médicos atuantes no Programa de Saúde em Família (PSF), no Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A FURG receberá R$ 300 mil do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para capacitação de profissionais, a partir de convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ligada ao Ministério da Justiça. Em todo país, ao final de 12 meses, os centros formarão 14,7 mil profissionais, em 844 municípios de 19 estados do país.

O seminário, além de estreitar o relacionamento entre os parceiros, discutiu o conteúdo dos quatro cursos que serão oferecidos aos profissionais e apresentou o processo de avaliação das instituições participantes. "O encontro foi extremamente positivo, diz o reitor da FURG. Ele destaca que a Universidade já tem ampla experiência no trabalho contra o uso de drogas e no apoio e recuperação de dependentes químicos, especialmente através do Cenpre.

Durante o seminário, o reitor manteve contato com a secretária nacional de Políticas sobre Drogas Paulina do Carmo Vieira Duarte, que garantiu estar tudo pronto para a assinatura dos convênios e repasse da verba a cada Universidade.

A iniciativa faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado no ano passado pelo governo federal. O plano prevê, também, a ampliação do número de leitos de internação de usuários, a ampliação do número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), a realização de estudos e pesquisas, a ampliação do horário de atendimento do VivaVoz (serviço telefônico de orientação), a criação de centros de pesquisa e novas metodologias de tratamento e reinserção social, e medidas de enfrentamento ao tráfico.

 

Gallery

Reitor da FURG João Carlos Brahm Cousin, presidente Dilma Roussef e reitor da UFPel Antonio Cesar Goncalves Borges. Créditos: Roberto Stuckert Filho/PR

Reitor da FURG João Carlos Brahm Cousin, presidente Dilma Roussef e reitor da UFPel Antonio Cesar Goncalves Borges. Créditos: Roberto Stuckert Filho/PR

Subject: Arquivo