FURG promove curso de férias para professores de Santa Vitória do Palmar

Vinte professores do ensino fundamental da rede pública de educação básica do município de Santa Vitória do Palmar participam de um curso de férias promovido pelo Centro de Educação Ambiental Ciências e Matemática (Ceamecim) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O curso Experimente!!!: atividades experimentais na Educação Básica inicia dia 23 de fevereiro, em Santa Vitória, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Até o dia 25, os professores passam por 40h de atividades teóricas, experimentais e de laboratório para discussão sobre ciência e método científico e temas como citologia, histologia e fisiologia. As aulas incluem orientações sobre compostos químicos celulares, corpo humano e ecossistemas, planejamento e materiais para uso da experimentação em sala de aula. Também estão previstos trabalhos em grupo, exibição de vídeos e simulações por computador, além de interação na plataforma Moodle e pesquisa em meios eletrônicos.

O curso é uma das ações do projeto Ciência, Universidade e Escola: investindo em novos talentos, vinculado às atividades do Ceamecim e aprovado no âmbito do projeto Capes Novos Talentos. Ao final das atividades, cada escola participante receberá um kit de atividades experimentais composto de materiais de laboratório e reagentes. Tudo para garantir meios dos professores praticarem em sala de aula as atividades aprendidas durante o curso.

A coordenadora do Ceamecim/FURG profª drª. Paula Regina Costa Ribeiro explica que, ao desenvolver um conjunto de atividades que articulam extensão, ensino e pesquisa na formação de professores, o Centro atende a uma das demandas sociais prioritárias na região sul do Rio Grande do Sul, que é a alfabetização em Ciências, Matemática e Educação Ambiental, de comunidades carentes e escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.

Essas atividades alcançam, especialmente, a região de abrangência da FURG nos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Mostardas e Santo Antonio da Patrulha. Assim, o Ceamecim assume o compromisso de desenvolver a capacitação dos professores e estudantes para lidar com a produção cultural humana, sendo imprescindível, para isso, o domínio da leitura, escrita e das novas tecnologias da informação e comunicação, o saber trabalhar em grupo, identificar e buscar soluções responsáveis para problemas da comunidade e a leitura crítica dos meios de comunicação, reforça, sobre as habilidades que o Ceamecim procura desenvolver nos participantes durante as atividades.

A equipe do curso é composta pela professora Paula, professoras doutorandas Raquel Pereira Quadrado, Joanalira Corpes Magalhães e Lavínia Schwantes, as doutorandas Deise Azevedo Longaray, Suzana da Conceição de Barros e Juliana Lapa Rizza e as técnicas msc. Maria Teresa Orlandi Nunes e esp. Ana Luiza Nunes.

 

Subject: Arquivo