Curso de Pré-Cálculo na FURG atrai estudantes

O número de estudantes inscritos no Curso de Pré-Cálculo I promovido pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) surpreendeu os organizadores. Cerca de 250 estudantes estão participando das aulas. O projeto teve uma ótima repercussão. As vagas foram rapidamente esgotadas e um grande número de pessoas ligou para a secretaria do Imef interessada na possibilidade de ampliação do número de vagas, conta o coordenador do curso prof. dr. Wilian Correa Marques.

As aulas iniciaram na segunda-feira, 14, reunindo estudantes de vários cursos da Instituição, que possuem em seus programas conteúdos referentes a Cálculo Diferencial, Cálculo Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear, como Engenharias, Matemática, Física e Oceanografia, de forma direta, e Administração, Economia, Ciências Contábeis e Geografia, de forma indireta. Como são conteúdos de base, explica o professor, espera-se que os estudantes tenham uma formação matemática mais sólida para entenderem o modo como ela aparece nas aplicações dentro de suas áreas de atuação.

As taxas de reprovação nas disciplinas de graduação com essas características, entretanto, são enormes, revela Marques. Não é um fenômeno local e específico da FURG, mas um problema enfrentado também por universidades do porte da Ufrgs, UFRJ, UFSC entre outras, em decorrência da pouca qualidade - já comprovada em diversos testes de aferição da educação exibida por estudantes egressos do ensino médio, reforça.

Diante dessa situação, o curso visa a fortalecer a bagagem de conhecimentos matemáticos que os estudantes trazem do ensino básico, fundamentando diversos tópicos importantes para um melhor aproveitamento nas disciplinas. Espera-se que isso repercuta positivamente no aproveitamento, interesse e assiduidade dos alunos nos seus primeiros anos de universidade, diz o coordenador.

Para Marques, a forte presença dos interessados no projeto, entre calouros e veteranos, demonstra a seriedade de seus propósitos, interesse e comprometimento para que sua formação tenha a qualidade planejada e esperada. Uma seriedade que precisa ser difundida entre os colegas, para que dessa forma ajude a resgatar o papel a que uma sala de aula se destina: um espaço para o estudo, a reflexão, a aprendizagem e o aprimoramento intelectual de nossos jovens universitários, afirma.

Ele acredita que o projeto é mais um sinal da excelente repercussão das atividades de extensão na FURG e demonstra o esforço do Imef em colaborar para o crescimento dessas atividades na Universidade. O curso encerra no dia 24 de fevereiro.

 

Subject: Arquivo