FURG apresenta ações ao secretário-executivo do CDES

As ações da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no âmbito do polo naval foram apresentadas ao secretário-executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Governo do Estado Marcelo Danéris nesta quarta-feira, 16. A reunião de apresentação ocorreu na Reitoria, Campus Carreiros, às 12h, e contou com as presenças do deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, assessor do gabinete do vice-governador Luis Carlos Mattoso, prefeito municipal Fábio Branco, coordenador da área temática do polo naval do CDES Paulo Neves e coordenador de desenvolvimento regional e relações institucionais do CDES Zelmute Marten.

Também participaram da reunião, os vereadores Claudio Costa e Luiz Francisco Spotorno, o gerente de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde da Petrobras e secretário-executivo do Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) Rodolffo Santos, o gerente da CEEE Distribuição Cleide Torres Rodrigues, representantes de entidades e de sindicatos de trabalhadores no polo naval, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Danilo Giroldo e diretores de unidades educacionais da FURG, entre outros.

No início da reunião, o reitor João Carlos Brahm Cousin agradeceu a presença do secretário-executivo do CDES na FURG e lembrou que a visita é resultado de encontro com Danéris em Porto Alegre, em janeiro, quando solicitou que a metade Sul do Estado tivesse boa representação no Conselho. O vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto iniciou a apresentação ressaltando que com o polo naval a FURG aumentou em 134% as vagas nas Engenharias, saindo de 290 vagas oferecidas em 2006 para 680 em 2011.

Casares Pinto destacou a participação da FURG no Prominp, apresentando os resultados alcançados pelo programa, com a evolução da participação da indústria nacional nos investimentos, de 57% em 2003 para 75,6% no segundo trimestre de 2010. Isso representa um expressivo valor adicional de U$21,5 bilhões em bens e serviços contratados no Brasil e a geração adicional de 875 mil postos de trabalho, reforçou.

Ainda sobre os resultados, lembrou que a FURG já qualificou pelo Prominp aproximadamente 500 pessoas e aguarda com expectativa o início das aulas do 5º ciclo de cursos de qualificação profissional, no qual a Instituição é responsável por três especializações: engenheiro de campo - construção e montagem, engenharia de planejamento e engenharia naval. Falou sobre a importância do Fórum Regional do Prominp em Rio Grande, com sete projetos em andamento, e sobre o Centro de Excelência em Engenharia, Suprimento e Construção (CE-EPC), que possui 87 associados, sendo quatro operadoras de óleo e gás, entre elas a Petrobras, 18 associações, 19 instituições de ensino e pesquisa e 46 empresas da cadeia de EPC. A FURG é associada fundadora e atua em seis projetos do CE-EPC.

Também foram abordados a liderança da FURG na coordenação do Núcleo Regional Sul da Rede de Inovação da Indústria Naval (Ricino), que visa o desenvolvimento de ações para atribuir níveis internacionais de competitividade à indústria naval e offshore brasileira, e o diagnóstico sobre o Desenvolvimento e consolidação do polo naval e offshore do Rio Grande, executado pela FURG para o antigo Governo do Estado em 2009 e coordenado pelo professor dr. Marcelo Domingues do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI).

Na reunião, o secretário Danéris pode conhecer ainda a estrutura voltada ao setor existente na Universidade, como a plataforma para ensaio de manobras de embarcações e o Laboratório de Caracterização de Cabos - Integridade Estrutural (Policab 2), o mais bem equipado da América Latina para testes de cabos para ancoragem de plataformas, em parceria com a Petrobras.

OCEANTEC O projeto do Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec), desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Grande, foi um dos destaques na reunião. Com 35 empresas interessadas, o projeto já tem destinada uma área de cinco hectares no Campus Carreiros da FURG, aprovada pelo Conselho Universitário (Consun), está credenciado pelo Comitê Gestor do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTec) e concorre ao edital 03/2010 da então Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, hoje Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de tecnologias que tragam desenvolvimento e melhor qualidade de vida à comunidade, aproximando a Universidade do setor produtivo.

Ao final da apresentação, o secretário Danéris reforçou o posicionamento do novo Governo do Estado em pensar o desenvolvimento da região Sul como prioridade, a partir do conhecimento que já está sendo gerado nos municípios e instituições e destacou que muitas iniciativas devem ser pensadas em médio e longo prazo. Encerrando as atividades, o reitor Cousin presenteou o secretário Danéris com o Compêndio de Moluscos Brasileiros, do professor emérito Eliezer de Carvalho Rios, um dos fundadores e primeiro diretor do Museu Oceanográfico, que leva o seu nome, e homenageado pessoa física da 38ª Feira do Livro da FURG.

 

Gallery

Vice-reitor Casares Pinto, deputado estadual Lindenmeyer, assessor do vice-governador Mattoso, coordenador Marten, secretário-executivo do CDES Danéris e reitor Cousin

Vice-reitor Casares Pinto, deputado estadual Lindenmeyer, assessor do vice-governador Mattoso, coordenador Marten, secretário-executivo do CDES Danéris e reitor Cousin

Subject: Arquivo