Visita do cônsul japonês inicia parceria com a FURG

A Universidade Federal do Rio Grande FURG recebeu na tarde desta quinta-feira, 3, a visita do cônsul do Japão no Rio Grande do Sul, Shigehiro Takeuchi, acompanhado de Francisco Valle, da Associação de Bolsistas do Japão. A visita iniciou tratativas para firmatura de convênio de cooperação entre o Escritório Consular e a Universidade. O acordo visa maior aproximação entre a Universidade, o governo e até empresas japonesas.

Pelo fato de o reitor, João Carlos Cousin, e o vice-reitor, Ernesto Luiz Casares Pinto, estarem em viagem, os visitantes foram recebidos pelos pró-reitores Darlene Pereira, de Assuntos Estudantis; Rita Rache, de Extensão e Cultura e Vinicius Oliveira, de Pesquisa e Pós-graduação, em exercício. Foram lembrados os laços entre o Rio Grande do Sul e a província de Shiga, no Japão, considerada há 30 anos província-irmã do Rio Grande do Sul.

O cônsul informou que visitou também o governador Tarso Genro, que deverá fazer uma visita ao país oriental, sugerindo que o reitor da FURG pudesse acompanhar as autoridades gaúchas. Mostrou grande interesse no projeto Oceanário Brasil, sendo levado a conhecer a maquete do empreendimento. Lembrou ainda os programas de apoio e desenvolvimento da educação, que poderão propiciar intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

Takeuchi conversou bastante a respeito dos descendentes de japoneses no Brasil que retornaram à terra dos seus pais. Alguns têm um grande choque de culturas e dificuldades de adaptação. Os governos brasileiro e japonês têm buscado soluções para estas pessoas e a ampliação nos programas de cooperação em diversas regiões do país ajudam a reduzir os problemas. Entender as diferenças de culturas é essencial neste relacionamento, disse ele, que informou já chegar a 300 mil o número de dekasseguis que estão no Japão. O número de imigrantes japoneses no Brasil é de 230 mil.

Para os pró-reitores da FURG, estes acordos enriquecem o trabalho da Universidade. Eles lembraram que já existem, na FURG, pesquisadores ligados de alguma forma ao Japão, nas áreas de Oceanografia, Artes, Educação e Robótica o prof. Vinicius Oliveira é um deles, na área de Engenharia de Computação, tendo feito parte do doutorado na Universidade de Nagóia.

 

Gallery

Pró-reitores apresentam a maquete do Oceanário Brasil

Pró-reitores apresentam a maquete do Oceanário Brasil

Subject: Arquivo