CEP-Rua promove a 8ª Jornada de Estudos

O Centro de Estudos e Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-Rua) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Projeto Rede Família de Rio Grande promovem de 10 a 12 de novembro a 8ª Jornada de Estudos do Cep-Rua FURG e o 1º Seminário do Projeto Rede Família. O evento está sendo realizado na Câmara de Vereadores, no turno da noite, com início às 19h. Na programação, estão previstos palestrantes com forte atuação na temática do evento, que neste ano é Construindo uma Cultura de Ação em Rede".

Programação

10/11 - quarta

19h Solenidade de abertura

20h Palestra: Redes de Proteção da Criança e do Adolescente: reflexões à luz da lei e das práticas

Palestrante: Dra. Sinara Porto Fajardo (Doutora em Direitos Humanos e Libertades Fundamentais pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Assistente Social, assessora da Presidência da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul)

11/11 - quinta

19h Palestra: Redes enquanto estratégias de promoção de direitos - Relato de uma experiência

Palestrante: José Carlos Sturza Moraes (cientista social, co-autor do livro 'Conselhos Tutelares, impasses e desafios - a experiência de Porto Alegre')

20h15 Coffee break

20h30 Palestra: O papel das interações em rede para a aplicabilidade de Programas de Educação Parental

Palestrante: Profa. Msc. Narjara Mendes Garcia (Mestre em Educação Ambiental pela FURG. Professora do Instituto de Educação/FURG).

12/11 - sexta

19h Mesa-redonda: Ação em rede: potencializando contextos. Participantes: CEP-Rua FURG e Projeto Rede Família: garantindo o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar.

20h15 Lançamento do Site e lançamento da cartilha.

21h30 Coquetel e entrega de certificados

Projeto

O projeto Rede Família: Garantindo o Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, está inserido em um movimento histórico e social que teve início em 2002 na cidade do Rio Grande, movimentando todo o seu potencial na área da criança e do adolescente atores, ações, serviços de forma mais cooperativa e sistêmica, em rede. É desenvolvido pela Casa do Menor, através de financiamento da Petrobras, que tem como base o fortalecimento da rede familiar, comunitária e de atendimento como estratégia para superação de situações de risco das famílias de crianças e adolescentes acolhidas institucionalmente. A prioridade é o retorno da criança e do adolescente abrigado para a família de origem, através do fortalecimento e da construção de novos vínculos dessa família com a rede de apoio local e ampliada em Rio Grande.

Dizem os responsáveis pelo CEP-Rua

O Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua da FURG (CEP-Rua) vem ao longo de 13 anos realizando um intenso trabalho coletivo que conquistou o reconhecimento institucional, tanto da coletividade universitária como da sociedade rio-grandina. É um Centro de Pesquisas que engloba dois Núcleos de acordo com as prioridades das investigações conduzidas: o Núcleo de Estudos e Atenção às Famílias (Neaf) e o Núcleo de Estudos dos Direitos de Crianças, Adolescentes e Famílias (Necaf).

Uma das preocupações do Centro e de seus Núcleos é romper e ultrapassar os muros da Universidade. Acredita-se que para conhecer, estudar, compreender e intervir em diferentes espaços e contextos de desenvolvimento é preciso estar presente e em contato direto com diferentes segmentos da sociedade, sejam quais forem: comunidades, escolas, bairros, ou ainda, as ruas. A interlocução entre a teoria e a pratica e que permite a formação comprometida de pesquisadores, profissionais sociais e seres humanizados.

Portanto, as atividades do grupo visam a integrar a Pesquisa e o Ensino Acadêmicos com as necessidades da comunidade, promovendo dignidade e qualidade de vida para as populações de risco com as quais trabalha. Os objetivos gerais dos projetos desenvolvidos são: oportunizar a educação e o desenvolvimento integral das populações em situação de privação e pobreza econômica e cultural e pesquisar as diferentes possibilidades de intervenções psicoeducacionais para a formação de trabalhadores sociais focados nos aspectos psicológicos sadios do desenvolvimento humano.

Subsidiamos projetos e intervenções nas instituições que trabalham com a população alvo. Nos dias atuais, o Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua da FURG realiza um grande número de atividades de Pesquisa, Ensino e intervenção, em formato independente e em conjunto com outras universidades brasileiras e estrangeiras.

 

Subject: Arquivo