Reitores manifestam posição sobre disputa presidencial

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff recebeu na tarde da última sexta-feira, dois documentos assinados por um grupo de reitores e ex-reitores das Universidades Federais Brasileiras. O primeiro manifesto foi entregue ao ministro da Educação Fernando Haddad, no último dia 20 e destaca o crescimento das Universidades durante os últimos oito anos.

O segundo documento, intitulado Diálogo dos Reitores com a Nação Brasileira, reafirma a necessidade de manutenção dos investimentos feitos até aqui, desenvolvendo a Educação em todos os níveis. Os documentos foram entregues à candidata Dilma Rousseff, como forma de apoio dos 39 reitores e 11 ex-reitores.

Inicialmente, os dirigentes exaltam o momento democrático que vive o Brasil e a importância do processo eleitoral e de todos os que dele fazem parte como candidatos. Afirmam que a opção dos eleitores trouxe ao segundo turno dois candidatos responsáveis, qualificados e com biografias que merecem o respeito de todos.

Depois, o manifesto relembra todas as conquistas das Universidades e repudia o equívoco representado pelo argumento de que os investimentos devem ser direcionados à educação básica em detrimento da educação superior: O exemplo de países que lideraram a revolução científico-tecnológica e, mais recentemente, Japão, China, Índia e Coréia, demonstra que não há desenvolvimento econômico e social nem afirmação de soberania nacional, sem Universidades fortes e competentes. A educação é um sistema integrado e, portanto, precisa de investimentos simultâneos, crescentes e articulados em todos os níveis, da creche à pós-graduação.

O primeiro documento foi entregue a Dilma Rousseff pelo reitor da FURG, João Carlos Brahm Cousin, enquanto o segundo manifesto foi entregue pelo reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins.

Arquivos

Leia a íntegra do Diálogo dos Reitores com a Nação aqui.

 

Subject: Arquivo