FURG abre semana de C&T em Santo Antonio da Patrulha

Até o dia 24 de outubro, uma programação variada de palestras, mesas redondas e minicursos está ocorrendo no campus da Universidade Federal do Rio Grande- FURG em Santo Antonio da Patrulha. É a segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e organizada, em Santo Antonio, pela FURG, Prefeitura Municipal e Pólo Universitário.

Neste ano, o tema da Semana de C&T é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável" e todas as atividades envolvem ações e atitudes que associam crescimento econômico à proteção do meio ambiente, à preservação da vida no planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A cerimônia de abertura ocorreu no centro de eventos Qorpo Santo, com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Danilo Giroldo representando o reitor João Carlos Brahm Cousin; do prefeito Daiçon Maciel da Silva; do presidente da Câmara Municipal João Luis Moreira da Silva; da secretária municipal de Educação Josélia Lorence Fraga; do diretor da Escola de Química e Alimentos Marcos Amarante; da coordenadora do Polo Universitário de SAP Dilce Eglai Gil Vicente e do coordenador da Semana de C&T, prof. Antonio Valente.

Na mesma programação, estão sendo comemoradas ainda a segunda Semana Acadêmica do curso de Engenharia Agroindustrial e a Mostra da Ciência e do Conhecimento. O professor Antonio Valente lembrou que a Semana de C&T, anualmente, tem tido grande êxito, com participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2009, foram realizadas cerca de 25 mil atividades, em 500 municípios brasileiros. Em 2010, soma-se à Semana de C&T o fato de a Organização das Nações Unidas ter declarado o Ano Internacional da Biodiversidade.

O presidente do Legislativo patrulhense, João Luis Moreira da Silva, ressaltou a importância da ciência e da educação na formação das novas gerações e disse que a semana é momento de criar uma nova consciência de preservação. Para o prefeito Daiçon Maciel da Silva, o tema da Semana está dentro dos objetivos da prefeitura, que está investindo R$ 46 milhões, em recursos do governo federal, em saneamento básico, num município onde o verde ainda é preservado. Ele saudou a presença da FURG em SAP e falou sobre a ampliação das atividades, com o futuro campus em área cedida pela prefeitura à Universidade.

Lembrando as grandes mudanças na FURG desde 2005, o pró-reitor Danilo Giroldo garantiu a manutenção e aumento das atividades da FURG em Santo Antonio graças à disponibilidade de projetos e recursos através do governo federal. "Hoje", disse ele, "não temos angústia de saber se o recurso vem; as verbas estão vindo corretamente e temos é que saber qual a melhor forma de aplicá-las." Sobre a Semana de C&T, lembrou as conferências municipais, estaduais e regionais realizadas neste setor, a exemplo de outros como esporte e cultura, que fazem com que a sociedade mostre suas prioridades.

Giroldo representou a FURG, durante a manhã do mesmo dia, no Centro Administrativo do Estado, na solenidade de abertura da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Foi apresentada na oportunidade a Política Estadual para Ciência, Tecnologia e Inovação. "Temos que desmistificar que o Rio Grande do Sul seja um Estado rico em C&T e discutir a sustentabilidade, que é um tema transversal, que abrange todas as disciplinas. Sabemos que Santo Antonio vai promover esta discussão da melhor maneira possível". Finalmente, conclamou os jovens estudantes presentes (da FURG, do Polo Universitário e de escolas de ensino médio) que participem dos debates, conhecendo o grande desafio do Brasil na atualidade, que é crescer em infra-estrutura sem agredir a biodiversidade.

 

Gallery

Público formado por estudantes de nível médio e superior assistiu às primeiras atividades

Público formado por estudantes de nível médio e superior assistiu às primeiras atividades

Subject: Arquivo