Mais de 1300 trabalhos na 9ª MPU

Edição destaca o Ensino na outorga da Distinção Universitária

A 9ª edição da Mostra de Produção Universitária (9ª MPU) da Universidade Federal do Rio Grande reúne mais de 1300 trabalhos nos eventos paralelos da programação. A MPU tem como tema "A Universidade no Universo da Cidade" e destaca neste ano a área de Ensino, seguindo o rodízio implantado em 2005 entre pesquisa, extensão e ensino. O prêmio Distinção Universitária, a ser entregue na solenidade de abertura, será outorgado ao professor aposentado Adilson Scott Hood do Amaral.

Especialista em Direito Civil e Empresarial e graduado em Engenharia Industrial Mecânica, Ciências Econômicas e Ciências Jurídicas, ele atuou junto ao antigo Departamento de Ciências Jurídicas, hoje Faculdade de Direito. Foi chefe desse Departamento, presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e desde o ingresso na Instituição esteve ligado à Comissão de Curso de Direito, exercendo a docência de forma concomitante à função de delegado da Receita Federal em Rio Grande. Atualmente é vice-presidente do Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos da FURG.

O professor recebeu oficialmente a informação sobre a homenagem na manhã do dia 13, pelo reitor da FURG João Carlos Brahm Cousin, em reunião com a presença dos pró-reitores de Ensino Cleuza Dias, de Extensão Darlene Torrada Pereira e de Pesquisa Danilo Giroldo, e das superintendentes de Apoio Pedagógico Cristina Zardo e Administração Acadêmica Leila Costa Vale.

As atividades da MPU iniciam nesta terça-feira, 19, às 9h, com o 12º Encontro de Pós-Graduação, que à noite promove palestra de abertura das comemorações dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas-Fisiologia Animal Comparada, às 19h.

Além do Encontro de Pós-Graduação, a MPU congrega o 5º Seminário de Ensino, o 9º Congresso de Iniciação Científica, o 13º Seminário de Extensão, a 5ª Feira de Inovação Tecnológica Científica e o 8º Encontro dos Grupos de Pesquisa. Os eventos promovem a interligação e integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão, a divulgação da produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural, e a integração dos grupos de pesquisa e desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Zona Sul. A programação traz ainda Mostra Cultural, com exposições, oficinas e apresentações e o 1º Encontro dos Grupos Artísticos e Culturais.

Somente para o Congresso de Iniciação Científica são aproximadamente 700 trabalhos inscritos. Os seminários de Extensão e de Ensino contam quase 200 trabalhos cada. Os números refletem a expansão da FURG e o maior envolvimento da comunidade acadêmica em projetos, na opinião do superintendente de Pesquisa, Vinicius Menezes de Oliveira. O número de trabalhos aumentou bastante em relação ao ano passado, compara. Outro diferencial na 9ª MPU é a premiação dos trabalhos por sessão e não mais por área, o que representa aumento no total de premiações. O superintendente estima que sejam destacados em torno de 80 trabalhos.

A solenidade oficial de abertura será nesta quarta-feira, 20, às 9h, seguida de palestra do prof. dr. Leandro Russovski Tessler, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre A Universidade e o Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A 9ª MPU segue até o dia 22, no Cidec-Sul, Campus Carreiros.

Arquivos

PROGRAMAÇÃO

 

Gallery

Professor homenageado (centro) junto ao reitor Cousin, pró-reitores e superintendentes

Professor homenageado (centro) junto ao reitor Cousin, pró-reitores e superintendentes

Subject: Arquivo