Participação de diferentes segmentos marca seminário da FURG com a comunidade

Organizações governamentais e não-governamentais, instituições religiosas, organizações militares e civis de interesse público, entidades sindicais, associações de classe, associações de bairro, clubes de serviço e cidadãos interessados em debater os rumos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para os próximos 12 anos. Esse é o retrato do público reunido no Centro de Convívio dos Meninos do Mar, na tarde desta sexta-feira, 15, para a construção conjunta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e revisão do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPP) no seminário Construindo com a Comunidade o Futuro da Universidade Federal do Rio Grande FURG.

Mais de 80 pessoas, representando 76 entidades, participam desse processo democrático, que iniciou com conferência do reitor em exercício Ernesto Luiz Casares Pinto sobre a história e o crescimento da instituição nos últimos anos. Sem conhecer, não temos condições de intervir e aprofundar os debates, explicou sobre o momento inicial. Durante a fala, o reitor em exercício destacou a atuação da FURG nos campi regionais de Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul, nos polos presenciais de educação à distância e nos três campi em Rio Grande: Cidade, Saúde e Carreiros.

Prof. Ernesto ressaltou o aumento no número de vagas para ingresso na Instituição, os 40 mil metros quadrados de obras em execução até 2011, a construção do Oceanário Brasil que transformará a região e o papel da FURG no polo naval, com o desenvolvimento de projetos e diagnósticos, participação em entidades do setor e a criação de três cursos de Engenharia na área: de Automação, Costeira e Portuária e Mecânica Naval. As universidades nascem das demandas das comunidades e é isso o que estamos fazendo aqui, pensando o futuro, lembrou. Uma dos desafios a serem enfrentados de forma conjunta com a sociedade, exemplificou, é o baixo ingresso dos rio-grandinos nos cursos de maior procura da FURG.

Após a conferência, os pró-reitores Mozart Tavares Martins Filho e Cleuza Maria Sobral Dias, integrantes do Comitê Assessor de Planejamento, fizeram uma apresentação geral da proposta de construção do PPP e PDI. Mozart, que coordena o Comitê, explicou que o processo terá continuidade além seminário, pois todos os participantes receberão retorno sobre o que foi discutido e poderão ser chamados a continuar os debates.

Sobre o PPP, a profª. Cleuza lembrou que ele orienta todas as ações da Universidade. Quando falamos em pedagógico, às vezes pensamos na sala de aula, mas ele é muito mais do que isso, explicou, ao comentar que o plano contempla os princípios norteadores da Instituição. Dando continuidade ao seminário, a pró-reitora Darlene Torrada Pereira encaminhou os participantes para os trabalhos em cinco grupos de discussão, na busca de informações sobre os olhares da comunidade na relação com a Universidade, propostas de ações futuras e formas da comunidade interagir com a Instituição. O seminário encerra com plenária para relatos dos grupos, prevista para o final da tarde.

 

Subject: Arquivo