Dissertação aborda erva-mate no tratamento de infarto em ratos

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) convida para a defesa de dissertação de mestrado Ação Cardioprotetora da fração ácida do extrato da erva-mate Ilex paraguariensis no modelo de isquemia e reperfusão in vivo em Rattus norvegicus da bióloga Camila Wally da Silva e Sousa Macedo. Será nesta sexta-feira, 15, às 9h, na sala 432 do Pavilhão 4, Campus Carreiros.

Utilizando metodologia in vivo o trabalho da bióloga demonstrou que a fração de flavonóides do extrato da erva-mate tem capacidade de reduzir em quase 40% a área infartada do coração de ratos. Esta linha de pesquisa, orientada pela drª. Carla Amorim Neves Gonçalves do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG, procura buscar alternativas terapêuticas para problemas cardiovasculares dentre os produtos naturais comumente utilizados pela sabedoria popular.

Segundo pesquisas brasileiras, mais de 60% da população depende do uso de produtos medicinais para tratamento de diversas enfermidades. Recentemente na mídia têm circulado notícias sobre uso de produtos naturais de forma indiscriminada, mas as pesquisadoras Carla e Camila acreditam que com maior incentivo para a pesquisa básica sobre os usos dos produtos naturais no país, eles poderiam ser respaldados cientificamente e atuar como complementares da terapia tradicional, aproximando assim os saberes científicos e empíricos em prol da saúde.

A banca examinadora será composta pelas doutoras Ana Baischi (FURG) e Cristina Fernandes (UFPel), além da orientadora.

 

Subject: Arquivo