Cricte encerra com palestra de professor do Paraná

O professor doutor Marcos Tozzi foi o palestrante do encerramento do 24º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (Cricte), atividade realizada no âmbito do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica - Profocap. O evento ocorreu no dia 1º de outubro, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul).

Na ocasião, Tozzi, que atua como diretor acadêmico do Centro Universitário Positivo da Universidade Federal do Paraná, discutiu sobre o perfil do engenheiro na contemporaneidade e teceu considerações acerca da formação desse profissional nas universidades, apontando aspectos referentes ao ensino e aprendizagem no Ensino Superior.

Questões como a relação professor e aluno, os papéis docente e discente no processo de ensino e de aprendizagem, formação docente inicial e continuada, avaliação e metodologias didático-pedagógicas foram discutidas pelo palestrante. O professor Tozzi ressaltou a necessidade de interlocução permanente entre as demandas sociais e a atuação da universidade, apontando a relevância da formação inicial do profissional de Engenharia estar fundamentada em princípios éticos e científicos.

Nesse caminho, apresentou algumas características básicas do perfil docente. Dentre as quais destacaram-se a preocupação dos professores com a formação pedagógica, atentando para a construção de saberes que extrapolem a esfera dos conhecimentos técnicos, a avaliação como instrumento de permanente reflexão dos processos de ensino e de aprendizagem e a importância do professor conhecer e participar da elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos, entre outras.

A mesa de abertura do evento foi composta pela Professora e superintendente de Apoio Pedagógico mestre Cristina Zardo, representando a pró-reitoria de Graduação, o professor e diretor da Escola de Engenharia mestre Joaquim Vaz e pelo professor e coordenador do Centro de Ciências Computacionais, Nelson Lopes Duarte Filho. O evento reuniu cerca de 200 participantes entre professores da FURG e acadêmicos de Graduação.

 

Subject: Arquivo