Trabalhos de professor do ICB são reconhecidos em Congresso

O professor Juliano Zanette, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG) teve trabalhos reconhecidos em evento de âmbito nacional. Zanette obteve o primeiro lugar com a publicação de "Avaliação de Biomarcadores Moleculares de Exposição a Esgoto Doméstico in situ Através da Expressão Gênica por QPCR", o segundo lugar com "Utilização de Novos Genes Biomarcadores CYP1 em Peixes-Modelo Ambientais" e terceiro com "Identificação e Caracterização de Novos Genes Citocromo P450 em Moluscos Bivalves".

Todos os trabalhos foram apresentados no 11º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia (Ecotox), na cidade litorânea de Bombinhas (SC). O evento ocorreu 19 a 23 de setembro. A Direção do ICB sente-se orgulhosa pela qualidade dos trabalhos apresentados. Gostaríamos de parabenizar o professor por essas conquistas, assinala a Direção.

Evento

Os congressos de ecotoxicologia tiveram início em 1991, quando a Petrobras promoveu o 1° Encontro Técnico de Ecotoxicologia na cidade do Rio de Janeiro, reunindo os diversos laboratórios para a apresentação dos resultados obtidos em inúmeras unidades de pesquisa do país. Em 1992, ocorreu o 1º Encontro de Ecotoxicologia, promovido nas dependências da Riocell (atual Aracruz Celulose), em Guaíba (RS), uma indústria de papel e celulose que se utiliza de testes de toxicidade no controle de efluentes.

A segunda edição ocorreu em 1993, na FURG. Em 1994 o evento foi organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e passou a ser denominado de Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia.

 

Subject: Arquivo