FURG e Funasa lançam o seminário de resíduos sólidos

O Seminário Regional O saneamento e a gestão pública dos resíduos sólidos teve coletiva de lançamento na manhã desta quarta-feira, 04, com as presenças do reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) João Carlos Brahm Cousin e do coordenador regional da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) Gustavo de Mello, representando as duas instituições promotoras do evento. Também participou da entrevista coletiva concedida aos órgãos de imprensa da região, o secretário executivo da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) Henrique Feijó. A entidade e o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) são apoiadores do evento.

Na ocasião, foram apresentados os objetivos e a programação do seminário que pretende reunir especialistas de todo país, de 19 a 20 de agosto no Auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). Para o coordenador regional da Funasa, o evento é a oportunidade dos municípios da metade sul do Estado virarem a página no tocante ao saneamento e gestão de resíduos sólidos, aproveitando o novo momento vivido no país para o setor. Gustavo de Mello destacou o fator favorável: a existência, depois de 30 anos de demanda, de recursos públicos para investimentos na área e de legislação específica sobre o tema, a lei 11.445, sancionada na segunda-feira, 02, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com recursos para os municípios e legislação própria, resta buscar o conhecimento que servirá de base para as ações. Conhecimento que, segundo o coordenador, está nas universidades. Existia um saber isolado, fragmentado, esperando que alguém tomasse a decisão de implementar uma política de investimento no setor, afirmou. Ele fez questão de ressaltar a parceria com a FURG, escolhida pela Funasa para sediar o evento e o empenho dos municípios da região em buscar soluções para os problemas no setor É a pauta número um do consórcio, afirmou, anunciando a realização de assembleia do Copes ao final do evento.

O secretário executivo da Azonasul Henrique Feijó complementou que a assembleia definirá estratégias de enfrentamento acelerado dos problemas que envolvem saneamento e destinação do lixo na região. Para exemplificar, ele citou que o município de Pelotas produz 250 toneladas/dia de lixo, o de Rio Grande em torno de 180 toneladas/dia e os demais municípios somados aproximadamente 130 toneladas/dia. Um problema que precisamos resolver e a solução será consorciada.

Para o reitor da FURG, o seminário será um momento único de aprofundar os debates sobre o tema, que, em muitas circunstâncias, foi relegado ao segundo plano pelos gestores públicos. Cousin destacou que a FURG, historicamente voltada para questões que envolvem a preservação ambiental e que recentemente criou cursos de tecnologia em Gestão Ambiental, atendeu prontamente ao chamado da Funasa para ser parceira no evento que abordará, entre outros, a destinação dos resíduos sólidos, a coleta seletiva, a reciclagem e as políticas e investimentos públicos para o setor.

O Seminário Regional O saneamento e a gestão pública dos resíduos sólidos tem inscrições gratuitas e é dirigido a prefeitos, secretários, vereadores, professores pesquisadores, estudantes, ambientalistas e público em geral.

Arquivos

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA

 

Gallery

Funasa, FURG e Azonasul apresentaram o evento à imprensa

Funasa, FURG e Azonasul apresentaram o evento à imprensa

Subject: Arquivo