Lago do Campus Carreiros recebe visita de uma lontra

O Campus Carreiros, por suas características, recebe várias espécies de animais, como lagartos e aves diversas. Na manhã desta quinta-feira, 29, uma lontra, visitante pouco usual, surpreendeu servidores e estudantes, no entorno do lago central, próximo ao Centro de Convivência - CC.

Provavelmente acompanhada de um filhote que não gostou muito de aparecer, a lontra foi notada por quem estava no deck do CC. Segundo o professor Elton Colares, do Instituto de Ciências Biológicas ICB, as lontras vivem em rios e lagos, pois precisam das margens para a reprodução, mas utilizam qualquer corpo dágua para alimentação. Provavelmente, este espécime acabou chegando ao lago do campus vinda dos arroios próximos, que estão muito cheios em razão da chuva que tem ocorrido nos últimos dias.

Quem foi admirar o animalzinho, surpreendia-se com o fato de ela colocar a cabeça para fora da água a cada vez que era observada das margens. Mas o professor explica que esta é uma característica da espécie atitude telescópica.

A lontra é um mamífero, carnívoro e, da espécie que apareceu na FURG (Lontra longicaudis), explica o professor Elton, só é encontrada na América do Sul e a leste da Cordilheira dos Andes. Geralmente tem hábitos crepusculares, dormindo de dia em tocas nas margens dos rios e acordando à noite para buscar alimento. Adulto, mede de 55 a 120 cm de comprimento e pesa até 35 quilos.

A lontra está na lista de animais ameaçados de extinção do Rio Grande do Sul, principalmente pela depredação dos ecossistemas aos quais está adaptada e por não se ter muitos estudos sobre este animal.

 

Gallery

De vez em quando, a lontra sai do lago para

De vez em quando, a lontra sai do lago para "observar" à sua volta

Subject: Arquivo