FURG entrega à Diocese trabalho da Capela do Taim

O reitor da FURG, prof. João Carlos Brahm Cousin, entregou ao bispo diocesano d. José Mário Ströeher e à Associação Pró-preservação do Patrimônio Histórico e Cultural - Aphac, os resultados do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos pela equipe da Universidade na Capela de Nossa Senhora da Conceição, localidade do Taim. Este trabalho, começado em 2006, envolveu equipes de engenharia, arquitetura, história e arqueologia e servirá de base para que a Diocese obtenha recursos para a restauração do templo que provavelmente foi erguido junto à primeira edificação da fronteira Sul do Brasil.

Ao fazer a entrega, o reitor explicou que cópias do trabalho serão levados também ao Ministério Público e à Prefeitura. Disse também que a FURG permanece parceira da Diocese na continuidade do trabalho, busca de recursos e fiscalização da futura obra de restauro. Para o bispo diocesano, o trabalho da FURG foi minucioso, rico e de grande valor no resgate do patrimônio que não é só católico nem só do Município. Disse que a pesquisa resgatou a vivência humana naquele local e que começa a busca por recursos para o restauro. Acompanhando o bispo diocesano, esteve na Reitoria o pároco da Catedral de São Pedro, Rafael Colvara Pinto.

Entre as informações obtidas nas escavações arqueológicas, está a de que primeira edificação de capela no local data, provavelmente, das primeiras décadas dos anos 1700. Foi um trabalho elaborado pelos professores e a primeira turma de Arqueologia da FURG, curso que começou em 2009. A pesquisa também recuperou informações relativas às construções e reformas havidas no prédio e aos enterramentos realizados no local.

Por sua vez, a equipe de arquitetura e engenharia fez levantamento dos documentos de proteção do prédio (processos de tombamento ou listagem de prédios históricos municipal, estadual e federal), além de avaliar os problemas da construção e as intervenções que precisam ser feitas ou retiradas. A equipe também elaborou o projeto de restauro do prédio e do entorno, entregando junto ao relatório final um orçamento para todo o trabalho que deve ser feito. Os valores devem ficar em torno de R$ 500 mil, que serão buscados junto a leis de incentivo à cultura.

 

Gallery

Reitor mostra o extenso trabalho dos profissionais da FURG

Reitor mostra o extenso trabalho dos profissionais da FURG

Subject: Arquivo