Alunos da FURG são destaque na Maratona de Eficiência Energética

Os alunos do Laboratório Termofluídico - curso de Engenharia Mecânica - da FURG estão comemorando um bom desempenho na 7ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, disputada no kartódromo de Interlagos, São Paulo. A equipe obteve a terceira colocação na categoria gasolina. Vencia o carro que andasse mais consumindo menos combustível. O veiculo dos acadêmicos percorreu 172,32 quilômetros com um litro de gasolina.

O professor Jorge Alberto Almeida, orientador da equipe, considera muito boa a participação dos estudantes da FURG que ganharam como prêmio um carro Fiat Uno 2010. Foi a melhor colocação nas três participações da Universidade nessa competição. O estudante Wagner Koller explica que, embora a premiação tenha sido boa, o desempenho ficou abaixo da expectativa. As condições climáticas de São Paulo são diferentes das de Rio Grande, afirma. Em Interlagos há um clima mais seco e está localizado em uma altitude maior. Isso influencia no rendimento do motor.

De acordo com o professor Almeida, todos os concorrentes baixaram a média também em razão das mudanças ocorridas nas regras da Maratona. Em 2008, os acadêmicos da FURG fizeram 215 quilômetros com um litro de gasolina e, em 2009, 137.

Disputada desde 2004, a competição bateu um novo recorde de inscritos e esteve três vezes maior em relação ao início. No primeiro ano, participaram seis universidades com 11 veículos. Em 2010, estiveram presentes 17 instituições de ensino superior e 35 protótipos, representando os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O aumento dos participantes também foi motivado pela multiplicidade da prova. No início, a disputa envolvia apenas modelos a gasolina. A partir de 2006, foram aceitos os veículos elétricos. Na Maratona 2010, disputada entre 21 e 24 de julho, os motores a etanol fizeram a estreia. Entre os modelos a gasolina, uma marca se mantém: os 367 quilômetros por litro alcançados pela Unicamp em 2007.

Fazem parte da equipe da FURG os alunos Danielle Lima (piloto), Regis Schenkel, Jéferson Ritter, Bruna Britto, Felipe Pagel, Wagner Koller, Bruna Cheffer, Felipe Cadore e Pedro Giroto. Almeida diz ter confirmado nessa edição que os alunos têm conhecimento avançado, pois detêm o domínio sobre a máquina que apresentam. Em outras universidades é o professor quem tem esse conhecimento.

Isso já chamou a atenção de patrocinadores e organizadores. Um representante da Fiat foi ao box da FURG em 2008, conheceu os acadêmicos e convidou um deles, Cristiano Coimbra, para estagiar na empresa. Atualmente, Coimbra é profissional da Fiat, tendo entregado os prêmios aos vencedores na Maratona de Interlagos.

 

Gallery

Troféu conquistado pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica

Troféu conquistado pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica

Subject: Arquivo