Definido roteiro para saída de campo do Encontro Nacional de Geógrafos

Mais de 40 participantes do 16º Encontro Nacional de Geógrafos, que iniciou neste domingo, 25, em Porto Alegre, realizam no sábado, 31, em Rio Grande uma saída de campo pelas áreas portuárias. A saída de campo "Conflitos urbanos: o processo de produção de moradia e a expansão das áreas portuárias na cidade do Rio Grande RS foi proposta por integrantes do Núcleo de Análises Urbanas (NAU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O grupo chega à cidade na sexta-feira, 30, para pernoite na Casa da Universidade, no Campus Carreiros. No sábado, a saída de campo começa às 8h30min, com visita à Superintendência do Porto do Rio Grande e às instalações do Porto Novo. Às 10h o grupo segue para o bairro Getúlio Vargas e às 11h para a Comunidade das Barraquinhas. Ao meio-dia, o almoço será na 4ª Secção da Barra.

A programação para a tarde inicia às 14h, com visita ao Tecon. Depois o grupo segue para a Comunidade da Barra Nova às 15h30min, Vila Mangueira às 16h30min e Bairro Santa Tereza às 17h30min.

Os participantes do 16º Encontro Nacional de Geógrafos serão acompanhados por lideranças comunitárias dos bairros e do Movimento Nacional da Luta Pela Moradia. A pauta principal da saída de campo são os conflitos gerados com a expansão portuária e os investimentos em moradia nos últimos anos no município. Também a luta pela moradia por comunidades estabelecidas, em alguns casos, há quase um século, nos locais de visitação.

Além da atividade proposta pelo NAU/FURG a Instituição rio-grandina participa do 16º Encontro Nacional de Geógrafos com 49 acadêmicos do curso de Geografia, dos quais 20 apresentam trabalhos realizados na FURG no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

 

Subject: Arquivo