Audiência com presidente traz boas notícias à Universidade

O reitor da FURG, prof. João Carlos Brahm Cousin, retornou de Brasília, onde esteve em audiência com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com os demais reitores das Universidades Federais Brasileiras. As mais importantes reivindicações das instituições nos últimos anos foram atendidas pelo presidente, através da assinatura de três decretos e duas medidas provisórias que darão maior autonomia orçamentária e administrativa às universidades.

Cousin destacou que as medidas adotadas pelo Presidente Lula são muito importantes e mostram o reconhecimento e valorização que tem tido a educação pública superior durante o seu período de governo.

Uma medida assinada pelo presidente abre créditos suplementares para os hospitais universitários. No caso do HU/FURG, serão recebidos, em agosto, valores superiores a R$ 1,7 milhão. Isto faz parte do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais Rehuf, instituído em janeiro de 2010. Até o final do ano, novas liberações de recursos serão feitas.

A partir da assinatura de um dos decretos, as universidades também poderão usar as sobras do orçamento do ano anterior no exercício seguinte e realizar concursos públicos sem autorização prévia do Poder Executivo. Isto será possível através da figura do Técnico Administrativo Equivalente, similar ao que já ocorre com os docentes. Ao se aposentar ou afastar-se um servidor, a FURG já poderá abrir concurso imediatamente para substituição, sem aguardar autorização dos Ministérios da Educação e do Planejamento.

Os decretos assinados pelo presidente Lula ainda regulamentam a assistência estudantil. As fundações de apoio às universidades também foram tema da audiência, assim como a medida que cria a margem de preferência para as compras públicas de produtos e serviços brasileiros. O presidente disse, em seu discurso, que a assinatura dos decretos e medidas é prova de que o governo federal aprendeu a escutar a sociedade e, com isso, tem conseguido atender às suas reivindicações. E lembrou que, em seus oito anos de mandato, sempre se reuniu com os reitores das universidades federais, atendendo muitas das suas reivindicações.

Além do presidente, também participaram da reunião os ministros da Educação Fernando Haddad; da Saúde José Gomes Temporão; da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende e do Planejamento, Orçamento e Gestão Paulo Bernardo.

 

Gallery

Foto oficial do presidente com os reitores das Ifes

Foto oficial do presidente com os reitores das Ifes

Subject: Arquivo