Integração do transporte: Linha da FURG passa a ser a P14

A integração das linhas do transporte coletivo de Rio Grande não causará problemas à comunidade universitária, segundo o secretário Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito, Enoc Guimarães. Ele diz que a mudança trará benefícios a alunos, servidores e professores da FURG que utilizam esse meio de transporte para se deslocar.

O sistema entra em vigor neste sábado (17). De acordo com o secretário, as linhas e horários já existentes (como Cassino via FURG) não serão alterados. As pessoas que precisarem sair do Campus Carreiros para o Campus Cidade deverão ir até a praça Tamandaré. Lá, pegarão o coletivo da linha Dique Seco, que vai passar pelo Campus Cidade (IFRS).

O secretário garante que haverá um sincronismo entre a chegada na praça do ônibus que sai do Carreiros com o que vai ao dique seco. Se ocorrer a diferença, será pequena, informa. Pelo projeto, a partida da praça ocorrerá a cada 20 minutos. Em horário de pico esse intervalo vai reduzir.

Outro ponto abordado por Guimarães, e que serve com o suporte para o seu argumento de que a comunidade universitária terá ganhos com essa integração, é o local onde muitas pessoas moram e precisam ir ao Campus Carreiros. Atualmente, para se deslocar da zona oeste (Profilurb e Santa Rosa, entre outros bairros) é preciso que o passageiro vá até a Junção e lá pegue outro ônibus na ERS-734 pagando duas passagens. A partir da integração, o usuário vai até a Estação Junção, seguindo para o local de trabalho ou estudo sem pagar outra tarifa.

Um aspecto importante que deve ser levado em consideração é que a integração só poderá ser utilizada por quem possuir o cartão Mais Rio Grande do sistema de bilhetagem eletrônica. Como as estações são abertas em Rio Grande, não é possível haver o controle de quem já pagou em dinheiro a tarifa.

Com o cartão, o passageiro só utilizará um crédito durante o percurso por causa de um sistema de controle no chip. É diferente do que ocorre em Florianópolis (SC), por exemplo, onde há a integração do transporte coletivo e pode ser feito o pagamento em dinheiro, mas os terminais são fechados, impedindo o acesso daqueles que não estão viajando. A linha da FURG será a P-14.

 

Subject: Arquivo