Seguranças participam de encontro estadual da categoria

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) esteve presente no 1º Encontro dos Grupos de Trabalho de Segurança e dos Seguranças das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Instituições Federais de Ensino Técnico (Ifets) da Região Sul. O evento ocorreu no dia 11 de junho, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Conforme o coordenador da Assufrgs e do GT Segurança, Mozarte Simões, na abertura do evento os servidores de segurança das Ifes e Ifets são primordiais. O exemplo da importância pode ser observada pela presença no evento de um senador, três deputados federais, pró-Reitor de Gestão de Pessoas, secretário de Assistência Estudantil e coordenador da Vigilância da UFRGS. Além dos vigilantes da Região Sul, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e de outros estados do país (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Goiás).

O coordenador da Assufrgs, José Luís (Neco), destacou a atuação do GT Segurança e a repercussão da participação do setor na representação sindical, confirmando as demandas que o grupo de seguranças reivindica nacionalmente. O pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Ufrgs, Maurício Viegas, ressaltou a importância da atividade de segurança no âmbito das universidades federais e disse que tem levado essa questão para ser debatida na Andifes, além da necessidade de reabertura dos concursos públicos para provimento dos cargos, já que não estão extintos.

O coordenador de Segurança da UFRGS, Daniel Pereira, falou sobre a integração do quadro de segurança na rotina da comunidade universitária. Para ele, o agente de segurança é relevante como mantenedor da ordem, além de responsabilidade pela preservação da integridade física das pessoas e do patrimônio, que constitui a instituição acadêmica. Pela FURG e Região Sul participaram Freitas, Peçanha, Lemos, Greque, Vitor Hugo, Izair e Itamaragiba. Esse foi um evento preparatório ao Seminário Nacional das IPES Recife/PE, de 19 a 24 de julho 2010.

Propostas

A aprovação das propostas aconteceu por unanimidade e serão levadas para o Seminário Nacional.

1.Abertura de concurso público

2.Dia de mobilização nacional da segurança da universidade

3.Levantamento e divulgação trimestral ou periódica através de informativo

4.Pesquisa de satisfação via internet

5.Troca de nomenclatura do seminário

6.Pelotas como primeira opção para próximo seminário.Uberlândia segunda opção.

7.Retirada, no mínimo, de dois coordenadores para direção da Fasubra.

 

Subject: Arquivo