FURG sedia nesta sexta Rede de Inovação da Indústria Naval

Nesta sexta-feira, 9, o Cidec-sul, Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande FURG será sede de uma reunião da Rede de Inovação para a Competitividade da Indústria Naval e Offshore - Recino. A reunião, que começa às 13h30min, servirá para a formação do Comitê Gestor do Núcleo Regional RS da Rede, indicação do coordenador do núcleo e traçar o Plano de Ações Estratégicas.

A Recino foi criada em setembro de 2009, com a participação da FURG e da Prefeitura do Rio Grande. Tem como articuladores a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval Sobena, o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore Sinaval, o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Syndarma e o Centro de Excelência em Engenharia Naval e Oceânica - Ceeno. Foram lançados cinco núcleos da Recino, sendo dois em São Paulo, um em Pernambuco, um no Rio de Janeiro e um no Rio Grande do Sul, com sede na FURG.

Segundo o vice-reitor da FURG, professor Ernesto Luiz Casares Pinto, integrante da Recino, a iniciativa visa estabelecer uma forma de ação comum para o desenvolvimento de ações visando níveis internacionais de competitividade à indústria naval e offshore brasileira. As primeiras ações são a construção e criação de uma agenda tecnológica e carteira de projetos que envolvam diretamente demandas advindas da indústria, a serem encaminhadas a fundos de ciência e tecnologia. Além do vice-reitor, a FURG ainda mantém no Comitê Gestor provisório da Recino a profa. Dra. Silvia Silva da Costa Botelho, do Centro de Ciências Computacionais. Ela é uma das representantes do Ceeno.

PARCEIROS Entre os parceiros do Núcleo Regional da Recino estão desde empresas isoladas ou em associações (Wilson Sons, Quip, Petrobras, Engevix, Fiergs e ABDI); instituições como FURG, UFRGS, UFPel, os Institutos Federais do Rio Grande do Sul e Sul-rio-grandense, Superintendência do Porto do Rio Grande, Prefeituras de Rio Grande e Pelotas, Sebrae/RS, Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS e BNDES e ainda entidades como o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul Simecs.

 

Subject: Arquivo