Centro de Excelência para o Mar tem a FURG como integrante

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) vai integrar o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra). O convite foi feito durante a realização do primeiro workshop visando à atualização da obra O Brasil e o Mar no Século XXI: Relatório aos Tomadores de Decisão do País, realizado no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) durante três dias até a manhã desta quinta-feira (8).

O coordenador executivo do Cembra, vice-almirante Luiz Philippe da Costa Fernandes, diz que a FURG tem bastante a contribuir com as questões tratadas pela organização. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Danilo Giroldo, entende que esse convite é um reconhecimento pela Universidade estar inserida no ecossistema costeiro e aos profissionais que nela atuam.

Define-se Centro de Excelência, de forma usual, como um ambiente ou espaço no qual um grupo ou instituição é especialista em determinado assunto ou tema. É possível também caracterizá-lo como a qualificação atribuída a um conjunto de recursos físicos, financeiros, de conhecimentos, de tecnologias e de metodologias, reunido por iniciativa de liderança(s) que almeja(m) alcançar e manter a supremacia em um campo escolhido, a valorização contínua e sustentada dos elos da rede formada e das pessoas que conduzem os trabalhos.

Workshop

Fernandes não poupou elogios à forma como ocorreram os debates em torno dos temas propostos em cada um dos seis grupos. Houve até reclamação por falta de tempo em continuar as discussões de temas tão importantes, revela. Ele espera que o nível obtido no primeiro evento seja repetido nos programados para o Rio de Janeiro e Fortaleza. Está sendo posto em debate o texto original do livro em seus capítulos temáticos, e ainda trabalhos recentes elaborados por consultores contratados sobre os temas dos workshops com vistas a se proceder a atualização.

Nos dois primeiros dias, os grupos se reuniram para discutir os temas Aquicutura, Marinha Mercante - Portos, Pesca, Poluição Marinha, Ecossistemas Costeiros e Ciência e Tecnologia. No último dia do evento houve a apresentação do resultado das discussões por parte do relator de cada um dos grupos.

A primeira edição do livro tem 17 capítulos e 408 páginas sobre todos os aspectos de maior interesse ligados ao mar. Existe como anexo uma pesquisa nacional sobre o mar. O público-alvo fundamental são os tomadores de decisão do país.

O vice-almirante afirma que são três workshops para ouvir as comunidades de diferentes regiões. Dessa forma, haverá um equilíbrio regional nas contribuições do que deve ser acrescentado na publicação, salienta.

Durante o primeiro workshop houve uma sessão de autógrafos do livro Amazônia Azul - o Mar que nos Pertence, lançado pelo Cembra. Dois de seus autores (foram 10, ao todo), o vice-almirante Luiz Philippe Fernandes e o capitão-de-mar-e-guerra Lucimar Luciano, foram os dois que autografaram em Rio Grande.

 

Gallery

Encerramento do workshop ocorreu no auditório principal do Cidec-Sul

Encerramento do workshop ocorreu no auditório principal do Cidec-Sul

Subject: Arquivo