FURG sedia debates sobre o mar brasileiro

O Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) será por três dias o local de debates na região Sul do Brasil visando à atualização da obra O Brasil e o Mar no Século XXI: Relatório aos Tomadores de Decisão do País. Numa parceria da Marinha do Brasil com a Fundação de Estudos do Mar (Femar) e Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), o workshop teve a abertura na manhã desta terça-feira (6), com a presença de representantes de instituições de ensino e do setor portuário dos estados do Sul.

Para a comemoração do Ano Internacional dos Oceanos (1998) e dos 500 Anos da Descoberta do Caminho Marítimo para as Índias, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estabeleceram a Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos (CMIO) com 36 membros (dois do Brasil). Em decorrência disso, criou-se a Comissão Nacional Independente sobre os Oceanos CNIO, que deu origem ao livro.

A primeira edição tem 17 capítulos e 408 páginas sobre todos os aspectos de maior interesse, ligados ao mar. Existe como anexo de uma pesquisa nacional sobre o mar. O público-alvo fundamental são os tomadores de decisão do país.

Em torno de 60 lideranças de destaque dos estados sulinos foram distribuídas por área de especialidade formando seis grupos temáticos de trabalho: poluição marinha, ecossistemas costeiros, pesca, ciência e tecnologia, portos e aquicultura. Estão sendo utilizados os três auditórios do Cidec-Sul e outras três salas de apoio.

O coordenador do Cembra, vice-almirante Luiz Philippe da Costa Fernandes, explicou que a ideia é recolher subsídios junto a pesquisadores renomados. Por suas características de estar inserida no ecossistema costeiro, a FURG é a primeira instituição a sediar um evento dessa natureza. Outros dois irão ocorrer na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, haverá um equilíbrio regional nas contribuições do que deve ser acrescentado na publicação, afirmou o vice-almirante.

O reitor da FURG, João Carlos Cousin, saudou a escolha da Universidade para receber as reuniões do primeiro evento. Estamos vendo o crescimento da educação no país com a criação de novos cursos e a possibilidade de financiamento para projetos, enfatizou. Contem com a FURG.

Além da FURG e do porto do Rio Grande estão presentes integrantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e portos catarinenses de Imbituba, Itajaí e São Francisco. Compuseram a mesa o reitor Cousin; vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto; comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos; capitão dos Portos do RS, capitão-de-mar-e-guerra, Sérgio Luiz de Vasconcelos; coordenador do Cembra, Luiz Philippe Fernandes; presidente da Femar, vice-almirante Lucio Franco de Sá Fernandes; diretor superintendente do Porto de Rio Grande, Jayme Ramis; e pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da FURG, Danilo Giroldo (coordenador cientifico do evento).

 

Gallery

Abertura do evento ocorreu o auditório principal do Cidec-Sul

Abertura do evento ocorreu o auditório principal do Cidec-Sul

Subject: Arquivo