FURG é a universidade que mais veicula reportagens na TV Cultura

Produções da FURG TV ganham espaço na emissora paulista e são destaque nacional

A Universidade Federal do Rio Grande, através da FURG TV, é a Instituição de Ensino Superior que mais veicula reportagens na programação da TV Cultura, de São Paulo. O dado coloca a Universidade rio-grandina na frente de instituições tradicionais como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no espaço ocupado na grade de programação da emissora paulista.

A conquista é resultado da qualidade da programação da FURG TV, que busca estimular a visão crítica e a participação da comunidade, pelo comprometimento com a informação, abrangendo as atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

A parceria com a TV Cultura começou no final de 2009, quando o programa Viva Mais, produção rio-grandina que incentiva e divulga a qualidade de vida, passou a ser apresentado em nível nacional, sob o formato de reportagens, dentro do programa Campus, espaço destinado à divulgação e exibição da produção acadêmica de alunos e professores das universidades brasileiras. De lá para cá, a exportação de material só aumentou.

As produções da FURGTV também têm atraído atenção no Rio Grande do Sul. No início de 2010, a Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, entrou em contato com a emissora da FURG para conhecer a programação. Desta parceria, mais um resultado positivo. Novamente, o programa de qualidade de vida aqui produzido foi selecionado e, desde então, passou a ser veiculado semanalmente, na íntegra, pela TV daquela universidade, destaca a apresentadora do Viva Mais Anelize Kosinski.

A FURG TV é transmitida em Rio Grande pelo canal 15 da NET e 8 da Via Cabo e recentemente a programação foi disponibilizada ao vivo pela internet, no endereço www.furgtv.furg.br.

Viva Mais

O programa iniciou em 2008, como espaço para produção de reportagens sobre temas que pudessem agregar qualidade à vida dos telespectadores. A equipe de reportagem que, em quase dois anos de trabalho já transitou por diversos ambientes, conversando com centenas de pessoas, é formada atualmente pelos jornalistas Anelize Kosinski, Melina Leite e Tiago Lopes e o editor Jayme de Freitas. Viver com qualidade é um tema que tem sido constantemente explorado pela mídia televisiva. Afinal, em meio à rotina exaustiva de trabalhadores, estudantes e até mesmo aposentados, a sensação de prazer e bem-estar é o sonho da maioria. E foi justamente nesse sentido que surgiu o Viva Mais, conta Anelize.

Os assuntos abordados vão desde natação, yoga, orientação nutricional, dança na terceira idade e preservação do meio ambiente, passando pela medicina e temas polêmicos como câncer, hipertensão, HIV e chegando até projetos sociais, como prevenção do uso de drogas e recuperação de dependentes. A edição inédita do Viva Mais vai ao ar toda terça-feira, às 20h.

 

Subject: Arquivo