FURG recebe área para se expandir em Santo Antônio da Patrulha

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está ampliando a sua área de atuação, com a construção de novos campi. Na tarde desta terça-feira (4), o reitor da Universidade, João Carlos Cousin, e o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva (PMDB), assinaram o termo de doação de uma área municipal para a construção do novo Campus Universitário. A área de 31 hectares e avaliada em R$ 312 mil está localizada na estrada que leva à localidade de Aldeia Velha.

A FURG possui dois cursos em funcionamento em Santo Antônio da Patrulha: Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Engenharia Agroindustrial Agroquímica. São onze servidores da Instituição, dos quais sete professores e quatro técnicos. E há concursos em andamento para a contratação de novos servidores.

O reitor enalteceu a visão desta e da administração anterior do município, além de lembrar a política acertada do governo federal que permite o crescimento com qualidade das universidades também para outras cidades. É preciso destacar o trabalho do município e de todos os que contribuem para o projeto de expansão da nossa Universidade, assinalou Cousin.

A intenção, continuou o reitor durante discurso, é investir na ciência e tecnologia e na extensão, transformando o Campus da FURG num grande polo de cultura e saber na cidade. O ex-prefeito José Francisco Ferreira da Luz foi citado como um dos incentivadores para a presença da Universidade em Santo Antônio da Patrulha.

O prefeito ressaltou a importância da presença da FURG em seu município. Disse ainda que a região, com quase 4 milhões de habitantes, também é beneficiada. De acordo com Silva, atualmente os universitários se capacitam na região em duas áreas importantes, abrangendo a Serra, a Capital e o Litoral gaúchos.

Falou ainda do envolvimento de quatro entes, sendo eles os governos municipal, estadual e federal e a Universidade, para a concretização do projeto de ter o Ensino Superior na sua cidade. Através da Consulta Popular o governo estadual liberou recursos para obras em escola que estão permitindo a realização de aulas.

Estiveram presentes ao ato ainda o vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Armindo Ferreira de Jesus; presidente da Câmara de Vereadores, João Luís Moreira da Silva; diretora do polo UAB/EAD, Dilce Gil Vicente; pró-reitoras da FURG, Cleuza Dias e Darlene Pereira, de Graduação e Extensão e Cultura, respectivamente; diretor da Escola de Química e Alimentos, professor Marcos Amarante; coordenadora do curso de Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, professora Miriam Mellado; e corrdenadora do curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Cristiane Ogrodowski, além de dois avaliadores do Ministério da Educação (MEC), que estão na cidade, e a comunidade universitária.

 

Gallery

Subject: Arquivo