FURG na programação Viva Boal! nesta terça-feira

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da FURG Proexc/FURG, através da Superintendência de Extensão, convida estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos administrativos em educação e a comunidade em geral para a comemoração do Dia Mundial do Teatro do Oprimido. Nesta terça-feira, 16, grupos de teatro dos cinco continentes comemoram esta data e, em Rio Grande, as ações serão no Largo Dr. Pio, das 13h30min às 17h30min.

O Grupo de Teatro Interativo da FURG Chá de Alecrim vai participar das comemorações, simultaneamente, com grupos de todo o Brasil e mais de 70 países. A iniciativa do grupo está em sintonia com as atividades do Programa Teias - Trabalho Extensionista de Integração e Ação Social, promovido pelas Pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Assuntos Estudantis - Prae.

Se chover, o evento será transferido para o Centro de Convivência da FURG Campus Carreiros. O Centro de Teatro do Oprimido (www.ctorio.org.br) estará anunciando a programação da FURG ao vivo no Rio de Janeiro, durante o evento realizado simultaneamente na capital carioca.

Na instalação rio-grandina serão desenvolvidas várias seguintes atividades: exposição de um painel sobre o criador do Teatro do Oprimido Augusto Boal, o significado desta comemoração e sobre o grupo Chá de Alecrim; distribuição de broches de retalhos para a população, convidando-a a participar da comemoração, e nariz de palhaço para as crianças, incentivando-as a brincar e fazê-las sorrir.

Além disto, serão apresentados vídeos produzidos pelo Grupo Chá de Alecrim e documentários, todos referentes ao Teatro do Oprimido e Augusto Boal e realizadas entrevistas de pesquisa com o público presente com a pergunta o quê te oprime? Haverá ainda exercícios do Teatro do Oprimido e uma intervenção com Teatro-Imagem.

A atividade é uma criação coletiva do próprio Grupo Chá de Alecrim, coordenada pela atriz Mara Cezar, com a produção de Cláudio Rossano Trindade, Ricardo Henrique Ayres Alves, Stéfani Rafaela Pintos da Rocha, Roberta Merino Bastos, Rafael Goulart da Silva e Leonardo Calisto Bongalhardo e Carliuza Luna Fernandes. A coordenação do grupo é da professora Cleusa Peralta Castell.

O QUE É O TEATRO DO OPRIMIDO?

O Teatro do Oprimido, criado pelo dramaturgo Augusto Boal, falecido em 2009, é um dos métodos teatrais mais difundidos e praticados no mundo e uma forma de se fazer teatro em favor da população que sofre algum tipo de opressão. O método estético, criado por Augusto Boal, sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais, os quais objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes e a democratização do teatro, além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva com o público.

 

Subject: Arquivo