Especialistas em ortopedia e traumatologia da FURG são reconhecidos

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) aprovou os dois primeiros especialistas do Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Marcelo Mendes e Mario Pasqualino obtiveram a especialização no exame realizado em Campinas (SP).

Trata-se de um exame em que o residente é avaliado em uma prova que consta de um trabalho escrito, uma prova teórica e uma prova prática de grande dificuldade e que, se aprovado, passa a ter o titulo de especialista pela Sbot. É um dos exames de especialidade mais disputados em nosso país, sendo acompanhado por supervisores vindos dos Estados Unidos, Canadá e Europa, explica Flávio Hanciau, supervisor do Programa de Residência Médica do HU. Estamos todos de parabéns: Universidade, Hospital Universitário, preceptores, professores e colaboradores do programa com a aprovação de 100% dos nossos residentes.

A Residência em Ortopedia e Traumatologia teve início em 2007 no HU, a primeira do Sul do Estado, com dois residentes. O Programa de Residência em Ortopedia exige três anos de dedicação integral para se obter o certificado em Ortopedia e Traumatologia. Após o término da Residência os médicos se submetem ao titulo da especialidade pela Sbot. O Mario e o Marcelo são os nossos primeiros residentes a completarem os três anos do curso e logo após, no exame da Sbot, obtiveram o titulo da especialidade, informa Hanciau. Com esse titulo eles podem se candidatar aos melhores serviços do país e do exterior para cursarem uma superespecialização.

Pasqualino está indo para o serviço da Santa Casa de São Paulo (o serviço mais disputado do país) para fazer uma superespecialização em cirurgia do quadril. Mendes vai para Bordeaux, na França, fazer uma superespecialização em cirurgia da coluna, num dos mais famosos serviços dessa natureza da Europa e do mundo.

Para Hanciau, é uma vitória dos professores do HU e, consequentemente, da FURG pela conquista. A atual Reitoria nos incentivou a inaugurar a Unidade de Trauma Ortopédico do HU em 2002, o que possibilitou reunir uma equipe de 13 ortopedias, revela o supervisor de Residência. Esse foi o embrião da Residência em Ortopedia e Traumatologia do HU em 2007.

 

Subject: Arquivo