Indígenas participam de Processo Seletivo

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou nessa segunda-feira (22) o Processo Seletivo para a comunidade indígena. O Processo foi constituído de uma prova de Língua Portuguesa com 15 questões objetivas e uma redação, e realizado na sala 237 do Pavilhão 2 do Campus Carreiros. Fizeram a inscrição 17 candidatos, e 12 vieram a Rio Grande para concorrer a uma vaga nos cinco cursos oferecidos. Entre eles, 11 eram caingangues e um guarani.

São cinco vagas reservadas para os indígenas, sendo uma por curso. As comunidades reuniram-se durante um seminário ocorrido em janeiro e indicaram os cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Letras e Direito, dentre os 53 oferecidos pela FURG, como os que formarão os futuros acadêmicos.

A pró-reitora de Graduação da FURG, Cleuza Maria Dias, explicou que serão apenas cinco vagas aos indígenas, porque a maioria das comunidades está localizada longe de Rio Grande. Essa deve ter sido também a razão, segundo ela, da desistência de cinco candidatos.

A possibilidade de que comunidades indígenas possam cursar uma faculdade é oferecida pela FURG no Programa de Ação Inclusiva (Proai). A ideia é não apenas incluí-los, mas fazer com que eles atuem dentro de suas comunidades, afirmou Cleuza. O curso mais procurado foi Medicina, seguido de Enfermagem e Direito.

Além da moradia e alimentação, através de programas já existentes, a FURG vai oferecer material didático e assistência social, e a possibilidade de ligação telefônica uma vez por semana entre os cinco acadêmicos indígenas e suas comunidades. Na vinda para Rio Grande receberam transporte a partir de Porto Alegre.

O resultado do Processo Seletivo para os indígenas será conhecido na sexta-feira. As inscrições dos que forem aprovados serão feitas na primeira semana de aula. Pretendemos dar toda a assistência necessária e fazer o acompanhamento aos alunos que vierem para a nossa Universidade, observou Cleuza.

 

Gallery

Subject: Arquivo