Silhueta de Dois Campeiros e O Vento vencem 4º Musiurg

Numa final prestigiada por mais de 500 pessoas, a 4ª edição do Musiurg - Festival Universitário de Música do Rio Grande da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) premiou os três primeiros colocados em cada categoria.

No tradicionalismo, o primeiro lugar ficou com Silhueta de Dois Campeiros (Rio Grande), letra de Glauber Guerreiro e Tiago Oliveira e música de Alexandre Souza. A milonga teve interpretação de Tiago Oliveira e Alexandre Taveira, violões de Elton Escobar e Cristofer Pinho, gaita de Carlos Augusto Gomes, baixo de Matheus Palácios e percussão de Cléo Henrique Amaral. O troféu foi entregue pela patronesse da Feira, Núbia Jacques Hanciau.

Sonidos de uma espera (distrito da Palma - Rio Grande), milonga com letra, música e interpretação de Elton Escobar Pires, recebeu o troféu de segundo lugar do idealizador do evento Miguel Isoldi. A polca Farrapo (Rio Grande), com letra de Edison Suita e música de Odair Fernandes, levou o troféu de terceiro lugar, entregue pela jurada Janice Müller.

Na categoria música popular, a vencedora foi O Vento (Porto Alegre), na interpretação de Luciana Pauli (letra e voz) e do cassinense Ricardo Cordeiro (música e violão). Os autores foram acompanhados por Cléo Henrique Amaral na percussão, Douglas Vallejos na flauta e Ottoni De Leon no baixo. O reitor João Carlos Brahm Cousin realizou a entrega do troféu.

Com letra e música de Gustavo Solões Barbosa, Pedrinhas (Pelotas) conquistou o 2º lugar, recebendo o troféu das mãos de Bruno Cortesão, filho da homenageada da Feira Judith Cotesão (in memoriam). A interpretação foi da banda Meigos, Vulgos e Malvados (Cibele Barbosa vocal, Gustavo Solões Barbosa contrabaixo, Franco Xavier percussão e DJ, Eliane Brum Machado viola e violino, Leonardo Amaral guitarra e Alexandro Brum bateria).

O terceiro lugar ficou com o samba No mundo encantado a vergonha sumiu, com letra e música de Kepler Bastos e interpretação do grupo Som do Samba (Kepler Bastos vocal, Luiz Cláudio Feitosa vocal e violão, José Leite Finkler vocal e cavaco, Gustavo das Neves Vignolo pandeiro, Paulo Castanheira tan-tan, José Thiago Reis Ramos trompete e percussão e Luiz Eduardo da Rosa Fagundes surdo). O diretor do homenageado Nema Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental Kleber Grübel da Silva fez a entrega do troféu.

Os vencedores nas duas categorias voltaram ao palco para apresentação após o show do grupo Atoque, que levou ao palco 1 da praça Dídio Duhá os integrantes do Tambores do Vale, jovens músicos da região do Vale Vêneto. O Atoque é um projeto do jurado do Musiurg Márcio Kbecinha Tolio (Santa Maria) que utiliza a percussão como elemento educativo e contempla mais de 150 jovens em oito grupos musicais.

 

Gallery

Apresentação da vencedora no gênero tradicionalista

Apresentação da vencedora no gênero tradicionalista

Subject: Arquivo