Aberta a exposição Noruega Polar - A Aventura Branca

A história de pioneirismo da Noruega em continentes gelados pode ser conferida pelo público na Universidade Federal do Rio Grande-FURG até o dia 18 de fevereiro. Rio Grande é a única cidade brasileira, além das capitais Porto Alegre e São Paulo, a receber a exposição itinerante Noruega Polar - A aventura branca, fruto da cooperação entre o Ministério das Relações Exteriores, a Universidade de Tromso, o Arquivo Regional de Tromso, o Instituto Polar da Noruega e o Museu Polar de Tromso.

Representando a embaixadora da Noruega no Brasil, Turid Euzébio, que chega nesta sexta-feira, 05, a Rio Grande, o cônsul da Noruega em Rio Grande Antony Rover Baptista destacou que a iniciativa apresenta ao mundo a história das expedições polares norueguesas, que desde 1898 contribuem para colocar o país na vanguarda das descobertas sobre a geofísica dos polos.

Fazendo suas as palavras enviadas pela embaixadora, durante a solenidade de abertura na noite de quinta-feira, 04, o cônsul agradeceu à FURG a possibilidade de receber o evento que rememora os heróis que abriram caminho numa terra de ninguém e as formas como garantiram a sobrevivência.

Presente na solenidade, o prefeito municipal Fábio Branco citou a Noruega como país que soube aproveitar as oportunidades, principalmente em relação às riquezas geradas pelo petróleo, exemplo que deve ser seguido pelo Brasil, na opinião de Branco.

Para o reitor João Carlos Brahm Cousin, a escolha do local para abertura da exposição no Brasil se deve ao reconhecimento da cidade e da Universidade no mundo polar. Embora não tenhamos presença no Ártico, a nossa Universidade é a única no país que está presente no Continente Antártico desde o início das expedições brasileiras, em 1982, lembrou. Cousin reforçou que, logo em 1983, começou a funcionar a Estação de Apoio Antártico-Esantar na FURG, além da instituição, com o primeiro curso de Oceanologia no país, ter iniciado na década de 70 o contato com a Marinha do Brasil para a navegação de formação acadêmica.

Na sexta-feira, o reitor cumpre agenda no gabinete com a embaixadora Turid Euzébio e à noite, ela será acompanhada pelo cônsul para uma visita à 37ª Feira do Livro da FURG, na Praça Dídio Duhá, no Cassino.

A exposição Noruega Polar - A aventura branca, com 13 painéis e vídeos, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na Asa Norte do Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro Cidec.

 

Subject: Arquivo