Reunião na FURG trata de inovação tecnológica para o pólo naval

Universidade, BNDES, SCT, Fiergs, Petrobras e Prefeitura buscam ações que desenvolvam a indústria nacional através da pesquisa

Uma reunião na tarde desta quinta-feira na Reitoria da FURG articulou formas de fomento à inovação tecnológica para beneficiar a indústria brasileira e gaúcha, em especial o setor naval. Entre os assuntos tratados, as linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES para pesquisas inovadoras e com aplicação prática na indústria.

Participaram da reunião o reitor da FURG João Carlos Cousin; o vice-reitor Ernesto Casares Pinto; o representante do Departamento de Petróleo e Gás do BNDES Rogério Boeira; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia Artur Lorentz; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e integrante da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul Fiergs; o executivo do Conselho de Inovação e Tecnologia da Fiergs Daniel Andriotti; o coordenador de Estratégias de Fornecimento de Bens e Serviços para Engenharia e Produção da Petrobras Marcos Barbosa e o prefeito Fábio Branco acompanhado do secretário Gilberto Pinho. Pela FURG, ainda estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Danilo Giroldo, o superintendente de Pesquisa Vinicius Oliveira e o professor Marcelo Domingues.

Rogério Boeira assegurou que o BNDES tem linhas de financiamento pouco utilizadas e que as Universidades poderão acessar facilmente para financiar pesquisas inovadoras. O Banco e o Governo Federal, disse ele, querem estabelecer parcerias fortes e permanentes com instituições que têm capacidade de realizar estas pesquisas.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, informou ao pró-reitor de Pesquisa sobre os novos programas de inovação tecnológica do governo do Estado. É intenção formar Parques Tecnológicos para apoio às empresas e parceria entre instituições.

Os representantes da Fiergs e da Petrobras parabenizaram a FURG pelo que vem desenvolvendo e garantiram que a união entre os diversos setores será essencial para a consolidação do pólo naval gaúcho.

O reitor e o vice-reitor da FURG apresentaram os vários projetos que a Universidade desenvolve com apoio do BNDES e a Petrobras. Para o reitor João Carlos Brahm Cousin, a FURG já deu uma grande resposta aos setores naval e de petróleo e gás e esta ação continuará, porque a Instituição possui capacidade para isto. Ele saudou a iniciativa da visita/reunião e disse que o Parque Tecnológico na FURG, que tem o apoio da Prefeitura, deverá estar implantado em aproximadamente 15 meses.

 

Subject: Arquivo