Inscrição ao Processo Seletivo para indígenas será em fevereiro

Representantes de aldeias indígenas escolheram os cursos em que cinco índios serão acadêmicos

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulgou nesta quinta-feira (14) os detalhes envolvendo a abertura de vagas para os indígenas na Instituição. As inscrições ocorrerão de 1º a 5 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, na sede da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), localizada no Campus Carreiros, e podem ser feitas pessoalmente ou por procuração.

O anúncio ocorreu durante o Seminário de Acesso e Permanência do Estudante Indígena na FURG, realizado na sala Lagoas do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul). Representantes de diversas comunidades indígenas do Estado estiveram presentes, assim como da Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Procuradoria da República.

A realização do Processo Seletivo, constituído de uma prova de Língua Portuguesa com 15 questões objetivas e uma redação, está programada para o dia 22 de fevereiro, às 14h, no Campus Carreiros. A duração será de quatro horas.

A pró-reitora de Graduação da FURG, Cleuza Maria Dias, explicou que serão apenas cinco vagas aos indígenas, porque a maioria das comunidades está localizada longe de Rio Grande. Pretendemos dar toda a assistência necessária e fazer o acompanhamento aos alunos que vierem para a nossa Universidade, ponderou.

O reitor João Carlos Cousin enalteceu esse como um momento histórico para a FURG, que consegue definir uma política diferenciada de inclusão. Vimos perseguindo essa política, e nos sentimos satisfeitos em implementá-la, assinalou. Cousin lembrou das condições oferecidas pela Universidade aos cerca de 20 portadores de necessidades especiais no Processo Seletivo realizado em dezembro. Não é por que alguém tem dificuldade física que vai deixar de fazer as provas e o curso superior, ressaltou.

CURSOS - São cinco vagas reservadas para os indígenas, sendo uma por curso. As comunidades reuniram-se durante o seminário e indicaram os cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Letras e Direito, dentre os 53 oferecidos pela FURG, como os que formarão os futuros profissionais índios. Para facilitar a realização das provas, a Universidade vai disponibilizar um ônibus a partir de Porto Alegre para transportar os vestibulandos. O veículo sairá da capital gaúcha no dia anterior à aplicação das provas. Os indígenas terão alojamento e alimentação.

Para facilitar ainda mais a situação dos candidatos, a FURG vai realizar a matrícula dos aprovados no dia 1º de março, data de início das aulas. Assim, não vai ser preciso o aluno se deslocar até Rio Grande várias vezes, salientou a pró-reitoria da Graduação.

ASSISTÊNCIA - O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Luis Laurino, abordou o novo modelo de distribuição de recursos para as universidades federais. Com o programa Nacional de Assistência Estudantil, a verba chega para aplicação especifica e não mais em um montante a ser distribuído entre os diversos programas das instituições.

Atendendo às solicitações das comunidades indígenas, além da moradia e alimentação através de programas já existentes, a FURG vai oferecer material didático e assistência social, além da possibilidade de ligação telefônica uma vez por semana entre os cinco acadêmicos indígenas e suas comunidades.

As definições do Seminário de Acesso e Permanência do Estudante Indígena na FURG vão ser avaliadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - Coepea.

 

Gallery

Os representantes de comunidades indígenas e da FURG

Os representantes de comunidades indígenas e da FURG

Subject: Arquivo