Professora da FURG está no Haiti e passa bem

A professora Normelia Maria Parise, do Instituto de Letras e Artes da FURG, entrou em contato com os colegas do ILA, informando que se encontra bem de saúde, apesar dos problemas causados pelo terremoto na capital haitiana, Porto Príncipe. A professora da FURG encontra-se no Haiti desde outubro de 2008, para uma bolsa de dois anos, lecionando Português para os haitianos e Francês para brasileiros que lá estão.

Normelia é doutora em Estudos Francófonos, com ampla experiência em literaturas de países ou áreas que falam o idioma francês. Segundo a colega de ILA, professora Rubelise Cunha, que recebeu o email desde o Haiti, Normelia é apaixonada pela literatura e cultura haitianos, já tendo viajado aquele país e se especializado também no idioma local. O programa de que participa tem a duração de dois anos e, conforme Rubelise, a professora já havia relatado as grandes dificuldades que sofre o povo do Haiti, onde 90% da população vive abaixo da linha de pobreza. No email dirigido aos colegas, Normelia Parise diz acreditar que será muito difícil para o Haiti se reerguer da tragédia.

Normelia Parise está há 15 anos na FURG, leciona Francês e integra a equipe do Núcleo de Estudos Canadenses NEC, entre outros projetos da FURG. No Haiti, está vivendo em uma casa da Embaixada Brasileira que, conforme as informações repassadas, foi parcialmente atingida durante o terremoto, ficando com rachaduras. Em razão disto, os moradores estão buscando outros locais para ficar.

 

Subject: Arquivo