IFRS - Campus Rio Grande/CTI: tranquilidade e baixa abstenção no Teste de Classificação 2010

A manhã do teste classificatório do IFRS - Campus Rio Grande foi de tranquilidade no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Minutos antes da prova, o trânsito na entrada da Universidade estava normal, organizado pelo serviço de vigilância da FURG. Com 30 questões objetivas, 15 de língua portuguesa e 15 de matemática, a prova teve início às 9h, nos pavilhões 2 e 4, sem registro de atraso de candidatos.

Foi registrada abstenção de 3,7% no nível Integrado e 9,7% no Subsequente, números baixos que causaram surpresa à comissão organizadora. Segundo o diretor do Campus Rio Grande, Osvaldo Casares Pinto, no curso de Geomática, não houve ausência de candidatos. A prova acontece simultaneamente nos três polos de Educação a Distância, Canguçu, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, para o curso de Informática, com ênfase em desenvolvimento de software.

Conforme o diretor do Campus Rio Grande, entre as principais novidades do processo seletivo estão a primeira realização do teste vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e o uso do Enem como alternativa para a concorrência às vagas. Os candidatos puderam optar, no momento da inscrição, pela nota do Enem ou pelo desempenho no teste classificatório, como forma avaliação para o ingresso. 254 candidatos escolheram o exame nacional e 1319 fizeram o Teste de Classificação. Cinco candidatos surdos, casos especiais, realizam o teste com o auxílio de um intérprete de Libras e tem uma hora a mais para a conclusão da prova.

Os candidatos começaram a sair das salas de prova a partir das 10h, portando o caderno de questões. O gabarito será divulgado no início da tarde deste domingo, 20, no site do IFRS Campus Rio Grande (http://www.riogrande.ifrs.edu.br). Diferentemente do que aconteceu nos testes anteriores, dessa vez a divulgação dos candidatos aprovados levará mais tempo a sair em razão dos resultados do Enem, a lista sairá provavelmente em fevereiro, explicou Osvaldo Casares Pinto.

 

Subject: Arquivo