Seminário de História ocorre nesta quarta-feira

Será realizado nesta quarta-feira (16) o Seminário de História: A Questão Quilombola no Rio Grande do Sul. O local será o Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), com início às 14h. Os objetivos do evento são a aproximação da Academia (FURG) com as comunidades remanescentes dos quilombos (Quilombolas) em forma de projetos de extensão e pesquisas de campo.

Os organizadores são o professor Fabiano Couto (coordenador do curso de Biblioteconomia - ICHI) e professor José Carlos Ruivo - Antropologia - e acadêmicos do Curso de História Bacharelado: Fabiane Araújo, Silvio Ronei, Fernando Marrera e Pâmela Pinho. Várias palestras estão programadas.

A professora mestre Ledeci Lessa Coutinho (historiadora formada pela UFPEL)

falará sobre Memória e Identidade. O professor mestre Tiago Martins Goulart ICHI/FURG (historiador formado pela UFSM) abordará a Escravidão e Populações Afro-brasileiras na Historiografia Riograndense. O mediador da mesa redonda será o professor mestre José Carlos Vieira Ruivo - ICHI da Furg - área de Antropologia

Os convidados especiais para apresentação das comunidades no meio acadêmico são: o líder da Comunidade Quilombola do Algodão (4º Distrito de Pelotas) Nilo Dias e o assessor especial de Etnias da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canguçu, Elton Dias dos Santos.

O tempo, em média, de fala para cada orador será de 20 minutos. O evento não ultrapassará o tempo de duas horas. A previsão é que se encerre às 16h. Haverá a exibição de um pequeno documentário produzido pelo acadêmico de História Bacharelado Fernando Milani Marrera, que proporcionará aos participantes uma primeira aproximação com o grupo social pesquisado pelos graduandos, nesse caso os Quilombolas do Algodão e suas singularidades.

 

Subject: Arquivo