Alunos de Livramento conhecem as instalações da FURG

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu na manhã desta quarta-feira (2) a visita de um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da escola estadual Hector Acosta, de Santana Livramento. Foram instantes de deslumbramento e admiração dos alunos que percorriam pela primeira vez uma universidade. O guia do grupo foi o graduado em Letras Cácio Rabello.

Um dos que demonstraram encantamento com aquilo que presenciava foi o estudante Juliander Trindade. Embora pretenda seguir um curso que a FURG não possui, o de Meteorologia, Juliander disse que ficou satisfeito em descobrir o potencial de uma universidade. Sua mãe, Nara Regina, acha importante que os estudantes do Ensino Médio conheçam uma instituição de ensino superior, para onde irão. Considero fundamental esse projeto da escola que possibilita aos alunos manterem contato com os profissionais e setores das universidades, assinalou.

A diretora da Hector Acosta, Giovana Cantareli, contou que o projeto de possibilitar aos jovens conhecer instalações universitárias começou no ano passado. Segundo ela, foi por causa dessa iniciativa que uma estudante da escola fez vestibular e passou para o curso de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Isso nos deixou bastante satisfeitos. Ela espera que o mesmo ocorra nessa visita à FURG.

O Laboratório Termofluídico do curso de Engenharia Mecânica, foi um dos que mais despertaram a curiosidade dos alunos. Lá, eles viram de perto, por exemplo, protótipos de aviões, entre outros objetos que fazem parte do laboratório. Antes de checarem cada canto do recinto, os estudantes receberam informações do técnico do Laboratório Adolfino Luis de Sá.

O grupo de Livramento começou a visita pela Estação de Apoio Antártico (Esantar), passou também pelo Laboratório de Elasmobrânquios (como tubarões e raias) e Aves Marinhas e foi até o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), todos no Campus Carreiros. A diretora da escola lamentou que o Museu Oceanográfico esteja em reformas. Era nossa intenção conhecê-lo, afirmou.

Depois de conhecer as novidades na FURG, alunos e pais de alunos foram até o Cassino visitar a Estação Marinha de Aquacultura (EMA). Moradores da região da fronteira do Estado, grande parte viu pela primeira vez pessoalmente uma praia.

 

Subject: Arquivo