Cenpre inicia mais uma edição do projeto De Bem com a Vida

O Centro Regional de Estudo, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre), da FURG, dá início nesta segunda-feira (23) à 16ª edição de um de seus 14 projetos, o De Bem com a Vida. As Atividades são desenvolvidas nas dependências do Centro na Ala Azul do Hospital Universitário (HU) e visam à reinserção social do jovem e à integração da família através da formação de multiplicadores prevencionistas e do tratamento da dependência química.

Executado pelo Cenpre, o De Bem com a Vida é um projeto de extensão permanente da FURG e Instituto de Ciências Biológicas em parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr (HU). É desenvolvido desde 1998 e dedicado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e seus familiares. Até esse ano já foram atendidos 750 jovens diretamente e 3.750 indiretamente, e ainda mobilizou 1.500 familiares.

O projeto é executado durante 28 horas ao longo de seis dias, podendo ser repetidas três vezes ao ano por acadêmicos dos mais variados cursos de graduação da FURG. Nesse processo ocorre o estímulo à multidisciplinaridade que o tema requer. A orientação é da equipe técnica do Cenpre.

Com essas ações, há uma redução dos custos sociais produzidos pelo uso inadequado de drogas; dos danos causados às novas gerações, dos riscos de desestruturação da família e também a que fica exposta a sociedade pelas consequências da violência causada pelo usuário de drogas. Ao longo dos anos o projeto vem merecendo o apoio de diversas empresas públicas e privadas de âmbito local, regional e nacional. A metodologia adotada no projeto, através da divulgação nos meios científicos e de comunicação popular, tem sido multiplicada na América Latina.

 

Subject: Arquivo