Caic/FURG: Escola Cidade do Rio Grande repensa a prática pedagógica

A escola Cidade do Rio Grande realizou o 10° Seminário Repensando a prática pedagógica, no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente da FURG (CAIC) no último sábado, 7. Com o tema Perspectivas da escola do século 21: compartilhando olhares no presente, esta edição, apesar de concentrada em um único dia de atividades, teve novidades: a participação de escolas parceiras da rede municipal de ensino de Rio Grande.

Em razão da gripe A (H1N1), que alterou o calendário letivo, o seminário foi adaptado para dois turnos de reflexão e discussão, com palestra, mesa de debate, salas de diálogo dos pequenos grupos e socialização dos posicionamentos coletivos.

Pela manhã, após a solenidade de abertura, às 8h30min a professora Roberta Brodt, ex-coordenadora pedagógica da escola, compartilhou sua experiência docente, especialmente a vivência na escola Cidade do Rio Grande, e conversou com os participantes sobre a importância de acolher a diferença e de aceitar o olhar do outro quando o assunto é educação.

Na mesa de debates Diálogos entre os saberes que entrecruzam a escola plural, as professoras da escola Mara Rúbia Pedroso, representante da Educação Infantil, Tânia Clarindo, dos Anos Iniciais, e Viviane Kwecko, dos Anos Finais, e a professora da FURG Sabrina Barreto, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dividiram a própria prática pedagógica com os presentes. A discussão estimulou a participação dos professores que lotaram o teatro do Caic, preparando o grupo para a atividade dirigida da tarde.

O almoço foi de confraternização no galpão do Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha (CTG) da FURG. Às 14h, as salas de diálogo foram espaço para os participantes compartilharem práticas e inserções pedagógicas, expressando percepções da escola atual e desejos da escola do futuro. Em roda, os pequenos grupos pensaram em estratégias para articular o trabalho pedagógico, divulgando ações de ensino bem sucedidas e promovendo o diálogo entre escolas.

A apresentação das sínteses das discussões por salas de diálogo foi a atividade final do seminário, que recebeu mais de 100 participantes, entre professores e alunos da escola, professores da escola João de Oliveira Martins e da escola Rui Poester Peixoto, e professores e alunos da FURG. Avaliando positivamente a décima edição do seminário Repensando a prática pedagógica, o diretor do Caic, André Lemes, diz que tira do encontro a certeza de que os tempos da escola precisam ser repensados. Talvez esse seja o nosso grande desafio para o século 21, considerou.

 

Gallery

Subject: Arquivo