Escola inaugura laboratório com apoio de bolsistas Pibid/FURG

EE 13 de Maio deu nome do diretor do Museu Oceanográfico ao novo local de estudos

O novo laboratório para o estudo de Ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de Maio foi inaugurado ontem e leva o nome do diretor do Museu Oceanográfico da FURG, Lauro Barcellos. A inauguração foi na manhã desta quarta-feira, 02, com presenças da direção, professores, estudantes da escola e da FURG, do homenageado e da titular da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, professora Faraildes Ávila.

Com o novo local de estudos, as aulas de Ciências ficarão mais atraentes para alunos e professores. A maior parte do material e equipamento que compõem o laboratório foi resgatado de um espaço na escola que não era utilizado há muito tempo, mas um grupo de bolsistas do curso de Biologia da FURG, através do Programa de Iniciação à Docência Pibid, passou a trabalhar para colocar em funcionamento. A direção da escola e a 18ª CRE deram o apoio necessário e o trabalho resultou em um espaço que é ao mesmo tempo lúdico e científico.

Para a coordenadora de Educação Faraildes Ávila, o que encanta os alunos é justamente o que foge da sala de aula tradicional, por isto acredita que o laboratório tornará as aulas de ciências muito mais atraentes.

A professora Ioní Collares, do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, orientadora das bolsistas, diz que as cinco acadêmicas de Licenciatura atuam 10h na FURG e 10h na escola, sem contato direto na sala de aula, ou seja, é um trabalho diferente do estágio curricular. Elas fazem propostas, constroem modelos para serem aplicados em aula. O Pibid é um projeto Capes/CNPq com duração de dois anos, podendo ser renovado. Quatro das cinco bolsistas atuais concluem o curso em 2009 e deverão ser substituídas por outras estudantes, para que o trabalho não seja interrompido, explica a professora, que também tem bolsistas nas escolas Carlos Loréa Pinto, Wanda Rocha Martins e Lília Neves.

E, conforme o diretor da Escola 13 de Maio, José Rossales, os resultados do trabalho dos bolsistas são excelentes: um trabalho muito bom, elas estão aqui desde março e são incansáveis, elogia, ressaltando que o resultado é o laboratório montado a partir da desocupação do depósito. A professora de Ciências Denise Amaral é das mais entusiasmadas com o novo laboratório. Ela diz que agora inicia uma nova etapa no ensino da disciplina na escola. Entusiasmo que é compartilhado com os alunos, que durante toda a manhã ficaram às voltas com os modelos, microscópios e outros equipamentos colocados à disposição.

HOMENAGEM - Quanto à homenagem ao diretor do Museu Oceanográfico, José Rossales explica que surgiu da vontade de manter uma parceria constante entre a escola e o complexo de museus da FURG, além de reconhecer em Lauro Barcellos a luta pela ciência e preservação do meio ambiente. Reconhecemos as carências e necessidades da escola e só com parcerias conseguiremos alguns benefícios à educação dos nossos alunos. É isto que buscamos, diz o professor.

Para quem foi homenageado, fica a alegria e a honra: eu fiquei honrado porque é em nome da Universidade que recebo esta homenagem, diz Barcellos. E também por lembrarem e associarem a minha pessoa a um trabalho que tem servido de exemplo para que outros sigam esta trajetória de ciência.

BOLSISTAS - O grupo de bolsistas Pibid da Escola 13 de Maio é formado pelas acadêmicas Kelen da Veiga, Loraine Jardim, Roberta Oliveira, Cibele Vianna e Tarine Silveira, todas do curso de Biologia Licenciatura.

 

Gallery

As bolsistas com as professoras Ioní e Denise

As bolsistas com as professoras Ioní e Denise

Subject: Arquivo