Começa o 1° Simpósio Sul-Brasileiro de Física e Astrofísica

Teve início na manhã desta segunda-feira, 31, o 1° Simpósio Sul-Brasileiro de Física e Astrofísica, na FURG. Pesquisadores, alunos e professores participaram da solenidade de abertura, que contou com a presença do vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto, dos pró-reitores de Graduação Cleuza Sobral Dias e de Pesquisa e Pós-graduação Luiz Eduardo Nery, do secretário municipal de Educação e Cultura Claudiomar Nunes e dos professores Dr. Cristiano Brenner Mariotto e Drª Denise Martinez.

Claudiomar Nunes tornou pública a intenção de estabelecer nova parceria com a Universidade para a criação de um Planetário, projeto que segundo ele, poderá contribuir com o ensino de Ciências na escola básica e estimular o interesse dos alunos pela área. Pensando em voz alta, quem pode o mais, pode o menos, comentou o secretário referindo-se ao Oceanário recém implantado na FURG.

O vice-reitor da FURG lembrou que a Universidade já tem projeto nesse sentido através do prof. João Rodrigo Souza Leão, do Instituto de Matemática, Estatística e Física Imef. Casares Pinto disse que será formada uma comissão envolvendo a FURG e Prefeitura, para realizar estudo de viabilidade técnica e econômica, já que os benefícios sociais e educacionais são mais óbvios. A FURG já adquiriu um telescópio, que está em processo de importação e é o primeiro passo para a implantação de um Observatório. Quando alguém vem com uma iniciativa e a outra parte já está pensando nela, isso é fantástico, comentou.

LABORATÓRIO MÓVEL - Claudiomar Nunes anunciou a abertura de edital para a aquisição de um laboratório de ciências móvel. O projeto é resultado do trabalho em conjunto do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática da FURG (Ceamecim) e da Prefeitura, com o objetivo de incentivar o gosto pela ciência e de colaborar com a formação dos estudantes de Física, segundo o secretário.

A grande presença justamente de estudantes da área foi saudada pelo vice-reitor da FURG. Ernesto Luiz Casares Pinto foi chefe do antigo Departamento de Física por oito anos e diz que o Simpósio é a primeira atividade de porte desta área e que, aliado à aprovação pela Capes do Mestrado em Física, traz muitas possibilidades aos acadêmicos, como a troca de experiências com profissionais e a possibilidade de ficar aqui na região e manter-se atualizado. Com isto, assegurou o vice-reitor, estamos não só ampliando as possibilidades para os estudantes de Física, como trabalhando a melhoria da qualidade do ensino nas escolas de educação básica.

UNIVERSO O 1º Simpósio Sul-brasileiro de Física e Astrofísica continua durante toda a semana, no auditório João Rocha, Campus Carreiros, com diversos temas interessantes a estudantes e profissionais da área. Para o público em geral, uma atração a mais será a palestra O que sabemos e o que não sabemos do Universo, com o físico Marcelo Gleiser, do Dartmouth College. Ele foi o responsável por um quadro sobre este tema em várias edições do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.

 

Gallery

Estudantes prestigiaram evento desde a abertura

Estudantes prestigiaram evento desde a abertura

Subject: Arquivo