Sustentabilidade das cidades é tema de conferência

O Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande-FURG sediou nesta sexta-feira, 14, a conferência de abertura do 1º Seminário Internacional A Cidade Sustentável e Desenvolvimento Humano na América Latina e do 2º Seminário Nacional de Políticas Ambientais na Cidade.

O Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, fez as apresentações dos conferencistas e o professor Prof. Dr. Sírio Lopez Velasco, também da FURG, abriu as falas com o tema A Revolução Bolivariana na Venezuela: Um olhar desde a filosofia, seguido do professor cubano Jaime Garcia Ruiz.

O professor Jaime, da Universidade Central Marta Abreu de Las Villas, está na cidade desde o dia 10, quando entregou ao reitor da FURG uma carta de intenções para o estabelecimento de convênio de cooperação técnica entre as duas instituições. Nesse período em Rio Grande, faz visitações aos grupos assistidos por projetos de desenvolvimento sustentável nos municípios da Zona Sul, desenvolvidos pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico-Nudese/FURG, e no dia 20 participa da banca examinadora da dissertação As concepções educativas/ambientais e de desenvolvimento na Cidade do Rio Grande: Reflexões críticas sobre as políticas municipais, da mestranda Daiane Teixeira Gautério, às 15h, no Anfiteatro 416 do Pavilhão 04.

Após abordar O desenvolvimento humano sustentável nos 50 anos da Revolução Cubana, o professor Jaime cedeu a fala ao colega cubano Prof. Dr. José Roberto Marty Delgado, engenheiro mecânico, que abordou o tema Energia solar e aquecimento residual. Ele integra um grupo de pesquisadores que desenvolve um protótipo inovador na produção de energia solar, em projeto internacional que envolve o México, Venezuela, Cuba, Brasil e Bolívia.

Devido às medidas de prevenção da gripe H1N1, a conferência de abertura foi a única atividade dos seminários mantida em agosto. Outras atividades que terão continuidade ao longo do semestre letivo, com data a ser definida.

Professores brasileiros e cubanos abriram o evento

Créditos: Tammie Faria, ACS/FURG

 

Subject: Arquivo