FURG orienta diretores de unidades sobre nova gripe

Aulas com portas e janelas abertas no segundo semestre é uma das sugestões

Reunião na manhã desta segunda-feira, no auditório do Cidec-Sul, Campus Carreiros, marcou mais uma das ações da Universidade Federal do Rio Grande FURG no combate e prevenção à nova gripe H1N1. Participaram da reunião todos os dirigentes de unidades sediadas nos três campi da FURG Carreiros, Cidade e Saúde.

O reitor João Carlos Brahm Cousin leu as instruções contidas no Memorando Circular 013/2009, no qual é explicada a decisão de adiamento do início do segundo semestre letivo 2009 e os cuidados que devem ser tomados em relação à pandemia de H1N1. Entre eles, manter ambientes arejados; oferecer itens como papel toalha, gel antisséptico e sabão líquido em todos os sanitários, entre outros.

Para o reitor, a Universidade deve atuar no sentido pedagógico, alertando a cada estudante, professor ou técnico que, ao menor sintoma de gripe, faça resguardo ficando em casa e evitando aglomerações. Não podemos minimizar ou desconsiderar a gravidade da situação, diz Cousin, mas também não vamos atuar no sentido de levar pânico às populações.

Após a explanação oficial, vários professores da área de Saúde deram informações a respeito da nova gripe e das ações das autoridades. Ressaltaram serem muito importantes as medidas tomadas pela FURG e mostraram preocupação com as aulas, em especial as aulas práticas de Enfermagem e Medicina, ministradas dentro dos hospitais. Por isto, os professores consideram que, em todas as áreas, é momento de os docentes darem aulas diferenciadas, evitando ambientes fechados e aglomeração de alunos.

Ao final, o reitor João Carlos Cousin solicitou que os diretores conversem em suas unidades a respeito do tema e que os profissionais da área de Saúde continuem a monitorar a questão, passando as informações necessárias à Administração. Acompanharemos os acontecimentos e definiremos em conjunto qualquer ação nova a respeito da epidemia, disse Cousin.

 

Subject: Arquivo