Projeto do Nudese sobre comercialização de pescado tem primeira reunião

Na última sexta-feira, 24, o Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social (Nudese/FURG) realizou a reunião ordinária da Rede de Comercialização de Pescado da Região Sul do Rio Grande do Sul. O encontro reuniu representantes das associações e cooperativas envolvidas no projeto e a equipe de consultores, bolsistas e coordenadores, além de membros do Ministério da Pesca e Aquicultura e de parceiros, como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Católica de Pelotas, o vereador Claudio Costa e Ederson Silva, um dos articuladores do Projeto Rede nos anos de 2007 e 2008.

Na ocasião foram discutidos temas como a falta de peixe nas Lagoas dos Patos e Mirim, a fiscalização, a vigilância sanitária, a comercialização e o trabalho informal.

Principal objetivo do projeto, o fortalecimento da Rede de Comercialização Solidária de Pescado, através da articulação e da assessoria técnica a 15 empreendimentos localizados no entorno da Lagoa Mirim e do Estuário da Laguna dos Patos, foi reafirmado.

Marcado para 21 de agosto, o próximo encontro acontecerá na Cooperativa Lagoa Viva de Pelotas. Estão programadas mais cinco reuniões mensais, cada uma sediada em um dos empreendimentos, para que todas as comunidades sejam visitadas pelo projeto até o final do ano.

Lançado em 20 de maio, a incubação da rede tem por objetivo abrir espaços de comercialização do pescado da Região Sul do Estado e organizar a gestão dos empreendimentos. A atuação do projeto abrange os municípios de Arroio Grande, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e São Lourenço do Sul, atendendo a 16 empreendimentos.

 

Subject: Arquivo