Gripe AH1N1: HU/FURG solicita que população procure postos de saúde

Um número muito grande de pessoas procurou no fim de semana o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Junior, da FURG, em busca de informação e atendimento relativo à gripe AH1N1. A direção do HU solicita que a população rio-grandina busque primeiramente atendimento nos postos de saúde. Assim, somente as pessoas realmente doentes serão encaminhadas pelos médicos dos postos ao hospital.

Segundo a vice-diretora do hospital, professora e médica Márcia Rodrigues, no fim de semana chegou a haver 16 atendimentos por hora, o que mostra a preocupação da população, mas pode comprometer a qualidade do atendimento. O HU/FURG é referência na região para gestação de alto risco e portadores do vírus HIV. Isto quer dizer que já temos muitos pacientes imunodeprimidos, ressalta a médica, lembrando que estas pessoas têm maior chance de ter complicações com a nova gripe.

Por isto, a vice-diretora alerta que é importante buscar atendimento nos postos de saúde, porque o médico saberá distinguir os sintomas da nova gripe de problemas comuns nesta época do ano, como sinusites ou otites. Os hospitais da cidade poderão, assim, receber os pacientes encaminhados e atender os que já tiveram diagnosticado algum sintoma suspeito, dando o tratamento necessário.

UTI Já foram iniciadas as obras de recuperação das instalações da UTI Geral do HU/FURG e deverão estar concluídas em 15 dias. A UTI foi transferida em razão de danos causados por um temporal no dia 29 de junho. Os seis leitos foram transferidos para o mesmo andar da UTI pediátrica.

Conforme a vice-diretora do HU, Márcia Rodrigues, as obras seguirão as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa e atenderá algumas reivindicações já feitas anteriormente pela equipe que atende ao setor.

SPA Outra alteração no Hospital Universitário da FURG é a ampliação no número de médicos e equipe de enfermagem no Serviço de Pronto Atendimento. O local foi totalmente remodelado em sua estrutura física em 2008, mas continuava atendendo com a mesma equipe. Agora, foi feita uma reestruturação e haverá reforço de médicos plantonistas nos turnos da manhã e tarde, assim como do pessoal de atendimento em enfermagem. Estas mudanças que pretendem ampliar e melhorar o atendimento à população entram em operação dia 3 de agosto.

 

Subject: Arquivo