Sead/FURG promove capacitação de tutores e professores

A Secretaria de Educação a Distância (Sead/FURG) deu início nesta sexta-feira, 10, à capacitação de tutores e professores para ações de Educação a Distância (EaD) na FURG. Tutores presenciais e a distância, professores e coordenadores participaram do encontro de formação, que terminou no sábado, 11.

Baseado em cooperação e colaboração, o curso propôs a integração dos profissionais envolvidos na Educação a Distância realizada pela FURG, a discussão de práticas pedagógicas e o planejamento de ações educativas.

Pela manhã, a capacitação contou com espaços simultâneos de diálogo. Os tutores a distância trataram de gestão e ações em tutoria enquanto os tutores presenciais e os coordenadores de polos exploraram as ferramentas do Adobe Connect para o uso de videoconferência. Professores e coordenadores de cursos debateram ações docentes em EaD, especialmente aspectos de metodologia e avaliação, e discutiram a proposta de formação continuada de tutores apresentada pela Sead.

Integrar e compreender os papéis de tutor e de professor a distância foram os principais objetivos dessa edição da capacitação. Sheyla Costa Rodrigues, coordenadora pedagógica, reforçou aos tutores que as instituições de ensino definem o próprio tipo de educação a distância a ser desenvolvido. As ações docentes de ensino e aprendizagem da FURG acontecem mediadas por tecnologia digital, pela interação, e esse é o grande diferencial. É o modo de fazer a EaD que distingue a Universidade em relação às práticas de outras instituições do país.

A valorização da tutoria também fortalece o caráter colaborativo da EaD da FURG. Cada universidade entende a função do tutor de forma particular. A FURG entende o tutor como professor, que tem um compromisso, uma responsabilidade com a aprendizagem dos alunos, tanto quanto o próprio professor da disciplina, explicou Débora Laurino, secretária geral da Sead.

As atividades de formação do primeiro dia encerraram com um almoço de confraternização. À tarde, professores e coordenadores de curso participaram da elaboração de material para EaD e apresentação dos espaços administrativos e pedagógicos no Moodle Sead, tutores a distância trabalharam na construção de conceitos sobre EaD e tutores presenciais e coordenadores de pólos discutiram possibilidades de ações nos polos. Após o café com conversa, às 16h, foram apresentados os relatos dos tutores e discutidas as reflexões das ações e dos conceitos sobre EaD debatidos nos grupos.

A interação entre tutores, professores e coordenadores envolvidos em cada curso foi atividade de abertura da manhã de sábado, 11. Em seguida, professores de Tecnologias da informação e comunicação na educação (Tic-Edu) e Aplicações para Web discutiram a re-estruturação dos cursos de pós-graduação, e os coordenadores de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa Pró-Licenciatura (Prolic) abordaram dinâmica de gestão e protocolos.

 

Subject: Arquivo