Indígenas caingangues visitam a FURG

Universidade estuda ações afirmativas para inclusão da etnia no ensino superior

Dois indígenas caingangues visitaram nesta sexta-feira a Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande FURG, entre eles o cacique Perokan, ou Roberto dos Santos, como se chama em Português. Junto ao professor caingangue Ilinir Jacinto, o cacique reuniu-se com o reitor João Carlos Brahm Cousin, quando trocaram idéias sobre a aproximação da FURG com as aldeias caingangues no Rio Grande do Sul.

Antes do encontro no gabinete do reitor, os indígenas e o professor Alfredo Gentili, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi/FURG), estiveram reunidos com os pró-reitores Darlene Pereira (Extensão e Cultura), Cleuza Dias (Graduação) e Luis Laurino (Assuntos Estudantis). Eles discutiram ações que possam ser desenvolvidas para inclusão de estudantes indígenas nos cursos da Universidade, com respeito às culturas originais. A grande preocupação das lideranças indígenas é que alguns jovens que saem de suas aldeias para estudar não mais retornam, impedindo o progresso e a união da cultura étnica com os benefícios da educação. Por sua vez, a Universidade quer ouvir dos indígenas as necessidades mais prementes na educação.

A FURG está estudando a aplicação de ações afirmativas para inclusão nos cursos superiores de populações excluídas como os indígenas. Essas ações fazem parte de um programa que será avaliado pelo Conselho Universitário. O cacique e o professor caingangue mostraram-se satisfeitos com a receptividade da FURG e afirmaram que pretendem estreitar os laços com a Universidade, inclusive trazendo ao campus algumas manifestações culturais da tribo, para que a comunidade universitária possa ter conhecimento de seus hábitos e costumes.

O professor Alfredo Gentili, do curso de Psicologia, além de trazer os indígenas à FURG, já levou alguns acadêmicos para visitar por três dias a aldeia dos índios em Irai, como forma de integração cultural.

Para o reitor João Carlos Brahm Cousin, esta inclusão será um grande desafio para ambos os lados, que terá de ser vencido com união e uma grande responsabilidade social.

 

Subject: Arquivo