Sucesso na mostra Circuitos Compartilhados

Um miniauditório lotado recebeu o organizador da mostra Circuitos Compartilhados, o pesquisador, artista e curador Newton Goto, para a aula inaugural do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Como estréia da mostra no Rio Grande, o evento apresentou um pouco do que a comunidade poderá conferir até dia 02 de julho no prédio do Instituto de Letras e Artes-ILA, no Campus Carreiros da FURG.

Goto iniciou a pesquisa que culminou na mostra em 2000. Passados cinco anos, os resultados foram apresentados com o nome Circuitos em Vídeo, com contexto associado às práticas dos coletivos de artistas, arte de ativismo cultural, ações colaboracionistas em arte e espaços alternativos, entre outros.

Ao circular por algumas cidades e capitais brasileiras o acervo da mostra teve novos conteúdos agregados e diversos parceiros do projeto tiveram interesse em acessar cópias do material. Assim, uma proposta de compartilhamento da coleção foi encaminhada ao Edital Arte e Patrimônio 2007 (uma parceria do Iphan/Ministério da Cultura/Petrobras), voltado à arte contemporânea e o projeto foi um dos 10 selecionados no Brasil em sua categoria.

Na FURG, serão exibidos sete dos 20 programas da coleção neste primeiro semestre. Os participantes gaúchos do projeto são o grupo Nervo Óptico, Fundação Vera Chaves Barcellos, Obra Aberta, Clóvis Dariano, Torreão, Perdidos no Espaço, Areal, Arena, Grupo Pois e grupo O Mergulho. Os demais programas da Mostra serão exibidos no decorrer do segundo semestre.

A mostra é exibida pelo Curso de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado, com o apoio do Instituto de Letras e Artes-ILA e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em uma sessão semanal com duração de aproximadamente 2h, às quintas-feiras, 14h, no miniauditório do ILA.

Créditos foto: Tammie Faria, ACS/FURG

 

Subject: Arquivo