Começa 1º Fórum Brasileiro da Amazônia Azul e Antártica

Teve início na manhã desta quarta-feira, 20, o 1º Fórum Brasileiro da Amazônia Azul e Antártica no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico - Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. O Encontro reuniu pesquisadores, professores, estudantes e autoridades para discutir temas estratégicos para o desenvolvimento do país.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento o reitor João Carlos Brahm Cousin; o secretário adjunto da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap), Dirceu Lopes, representando o ministro Altemir Gregolin; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Luiz Eduardo Maia Nery; o coordenador geral de Incentivo à Pesquisa de Geração de Novas Tecnologias da Seap, Eric Arthur Bastos Routledge; o assessor da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), Geraldo Gondim Juaçaba Filho; e a coordenadora para Mar e Antártica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Drª. Maria Cordélia Soares Machado.

Palestras que traçaram o panorama atual da Amazônia Azul e da Antártica marcaram as atividades do primeiro dia do fórum. Geraldo Juaçaba apresentou as principais ações que a secretaria vem realizando recentemente, apontando os avanços de infra-estrutura e recursos humanos, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisas oceanográficas, em A atuação da Secirm na Amazônia Azul e Antártica.

Maria Cordélia Machado complementou a fala do assessor demonstrando a atuação do Ministério da Ciência e Tecnologia e o posicionamento do país nas questões relativas ao mar à Antártica na palestra A Ciência e Tecnologia no Mar e Antártica. A coordenadora destacou a importância do fórum para as discussões propostas, é interessante a ideia de fórum, que é lugar de debate, para buscarmos resultados em conjunto, considerou.

Eric Routledge contou com a colaboração do coordenador da pesca oceânica da Seap, Fabiano Duarte, que expôs as condições vigentes da pesca brasileira e as perspectivas para as práticas pesqueiras no país. Para Routledge a universidade tem o papel fundamental da pesquisa, que subsidia a pesca responsável e auxilia o trabalho dos tomadores de decisão que estão longe do mar.

Promotora e sede do 1º Fórum Brasileiro da Amazônia Azul e Antártica a FURG tem se empenhado nas pesquisas oceanográficas e, nesse contexto de aprofundamento dos estudos em oceanografia, a Universidade toma a frente, mais uma vez, em um dos momentos decisivos para essa área do conhecimento, avalia Luiz Eduardo Nery, sobre a atuação da Instituição.

 

Subject: Arquivo