ILA pesquisa a literatura de Rio Grande no século XIX

Oito bolsistas de graduação e pós-graduação integram projeto de pesquisa do Instituto de Letras e Artes-ILA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-FURG sobre a literatura de Rio Grande no século XIX. Em agosto, eles apresentam alguns dos resultados da pesquisa intitulada Formação e consolidação do sistema literário em Rio Grande durante a Semana de Letras na FURG, em agosto. Os bolsistas ministrarão um minicurso aberto aos participantes do evento.

Ministrarão o minicurso A literatura rio-grandina no século XIX as acadêmicas Ana Cristina Matias, sobre Francisco Xavier Ferreira (introdutor da imprensa em RG, em 1831); Emma Torino e Josiane da Rosa, sobre poemas publicados na vinda de D. Pedro II a Rio Grande, em 1845; Sheila Fernandez, sobre O homem maldito (primeiro romance rio-grandino publicado em RG, em 1858); Juliane Cardozo de Mello, sobre Um drama no mar (novela de Koseritz publicada em RG e considerada perdida, em 1862); Daniele Freitas Marques, sobre a poesia da Julieta de Melo Monteiro; Joana Mieres Valente, sobre a poesia da Heloísa Revocata de Melo; Emilene Rodrigues, sobre a poesia de Clarinda Siqueira; e Gisele Bandeira, sobre os livros lidos e vendidos em Rio Grande no século XIX.

Parte do projeto também foi apresentado recentemente pelo prof. Artur Emilio Alarcon Vaz no 2º Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, de 11 a 15 de maio no Rio de Janeiro, sob o título As primeiras tipografias na cidade gaúcha de Rio Grande.

Como ocorre, em geral, a história do livro está associada ao jornal e, em Rio Grande, isso também ocorreu, pois os primeiros livros saíram das tipografias feitas para a impressão de jornais locais. Partindo de dados aleatórios e espalhados por diversas fontes primárias, têm-se obtido bons resultados, já configurando uma boa lista das tipografias e obras produzidas nos período em questão, com pesquisas espalhadas em diversos autores e obras, explica o pesquisador.

O texto completo está disponível no endereço http://www.livroehistoriaeditorial.pro.br/ii_pdf/Artur_Vaz.pdf

 

Subject: Arquivo